Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Zurich seleciona startups que passarão por processo de aceleração com o Brasil

31 de maio de 2022

Zurich seleciona startups que passarão por processo de aceleração com o Brasil

Salient e Keepers.Ai estão entre as 12 startups selecionadas para aceleração em programa mundial de inovação da seguradora. Cada uma receberá US$ 100 mil para cobrir custos dos projetos

Marcelo Alvalá

Mais de 2.700 startups de todo o planeta participaram da 3ª edição do campeonato mundial de inovação do Zurich Insurance Group, o Zurich Innovation Championship (ZIC), cujas inscrições ocorreram ao longo de 2021. Considerado um dos programas com maior participação global de startups do mercado segurador mundial, o ZIC 2022 teve concluída uma etapa decisiva na última semana de abril: a escolha das 12 jovens empresas que serão aceleradas pelas filiais da seguradora. Destas, duas atuarão junto à Seguradora Zurich no Brasil.

Uma é a americana Salient, que conta com uma tecnologia que permite que sejam feitas previsões de desastres naturais com antecedência entre 2 e 52 semanas. Dessa forma, podem ser disparados alertas de eventos extremos, reduzindo as perdas nos sinistros e possibilitando a acurácia da precificação do seguro, entre outros benefícios que serão estudados pela Seguradora Zurich.

A outra é a israelense Keepers.Ai, que desenvolveu uma solução que detecta o cyber bullying por meio de um aplicativo. Entre outras possibilidades, a tecnologia permite identificar mensagens nocivas endereçadas aos filhos e enviar notificações aos pais.

“No ZIC 2022, o Zurich Insurance Group procurou startups com iniciativas que abordassem os desafios do negócio relacionados à simplificação, à sustentabilidade, à prevenção e mitigação de riscos, além de reimaginar o próprio setor de seguros. As empresas que passarão pelo nosso programa de aceleração apresentaram projetos completamente aderentes a esses desafios. Estamos bastante animados com as próximas fases do processo”, diz o Diretor Executivo de Tecnologia e Operações da Seguradora Zurich, Marcelo Alvalá.

Ele se refere às próximas 13 semanas, durante as quais a Salient e a Keepers.Ai prepararão um plano operacional para aumentar a proposta de negócios conjuntos, ou seja, entre elas e a Zurich. Cada qual receberá US$ 100 mil para cobrir os principais custos das iniciativas apresentadas. Em um primeiro momento, a Salient trabalhará mais próxima do Brasil, enquanto a Keeper.Ai fará a aceleração junto ao Japão (a startup também venceu neste país e na Argentina).

ZIC 2022

Na presente edição do Zurich Innovation Championship (ZIC), 28 unidades de negócio da Zurich foram as responsáveis pelas 2.762 inscrições – processo em que a filial brasileira se destacou, com 98 projetos. O número a colocou entre os 10 países que mais participaram com indicações (ou seja, com startups inscritas que tinham interesse em trabalhar com a filial do Brasil).

Das 5 semifinalistas selecionadas no país, 2 figuraram entre as escolhidas para participar do programa de aceleração da companhia. Em um trabalho liderado localmente pela equipe de inovação da Seguradora Zurich no Brasil em parceria com a Zurich Santander, o Brasil se destacou, já que ter dois finalistas é um feito só igualado por unidades do Grupo nos Estados Unidos e Suíça.

A 3ª edição do Zurich Innovation Championship superou todas as expectativas, com um número maior de inscrições em comparação às 1.350 da anterior. “O ZIC é um evento de startup estabelecido e uma parte integrante de nossa estratégia de inovação, que também ajuda a impulsionar uma cultura de inovação em toda a companhia, tanto interna quanto externamente”, finaliza Marcelo.

Todas as iniciativas efetivamente selecionadas para implementação serão oficialmente apresentadas em outubro, como parte das celebrações do aniversário de 150 anos do Grupo Zurich.