Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

WinSocial: um em cada quatro brasileiros adultos tem hipertensão arterial

27 de abril de 2022

Dia 26/04 é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial — veja como se prevenir e se assegurar

Em 26 de abril é lembrado Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data que busca conscientizar a sociedade brasileira sobre esse enorme problema de saúde pública. De acordo com a primeira análise global abrangente das tendências na prevalência, detecção, tratamento e controle da hipertensão — liderada pelo Imperial College London e Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado em agosto de 2021 na revista The Lancet, o número de adultos com hipertensão entre 30 e 79 anos aumentou, mundialmente, de 650 milhões para 1,28 bilhões nos últimos 30 anos.

Também de acordo com dados do último levantamento do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico — Vigitel Brasil 2020, realizado pelo Ministério da Saúde, 26,34% dos brasileiros adultos afirmam ter hipertensão arterial; ou seja, um em cada quatro adultos.

Foi pensando nesse grande número de pessoas normalmente penalizadas pelo mercado formal de seguros que a startup WinSocial, em parceria com a MAG Seguros, incluiu hipertensos em seu portfólio de seguro de vida. A startup valoriza as atitudes saudáveis e recompensa financeiramente pessoas que cuidam da saúde, independente de alguma condição pré-existente.

“Identificamos no mercado segurador um volume elevado de pessoas recusadas ou severamente penalizadas pela condição de saúde”, explica Rafael Rosas, diretor da WinSocial. “Damos opções até então inéditas para essas pessoas, considerando a doença e o estilo de vida da pessoa, se ela pratica atividade física, entre outras informações. Muitas pessoas com uma condição preexistente têm a doença crônica sob controle, além de manter hábitos saudáveis. Aqui nós recompensamos essas atitudes, e as incluímos no mercado de seguros com vantagens: quanto menor o risco e maior o controle saudável da pessoa, melhor o preço”, comenta o executivo.

O número de óbitos por hipertensão arterial vem crescendo a cada ano no Brasil. Em 2015, foram registradas 47.288 mortes. Em 2019, o número saltou para 53.022, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. E não apenas isso, mas segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), há ligações entre a pressão arterial e a Covid-19, onde estudos apontaram que a hipertensão arterial foi o fator de risco mais importante para a morte de pacientes com Covid-19. Entre o fim de 2021 e início de 2022, especialistas notaram que pessoas que não tinham nenhuma história de hipertensão arterial, mas que tiveram Covid-19 confirmada, começaram a apresentar pressão alta. Estudos recentes da mesma entidade mostram que a Covid-19 facilita o desenvolvimento de hipertensão e de doenças crônicas, por exemplo, diabetes — doença também atendida pela WinSocial.

Controle e tratamento são essenciais

No entanto, para manter a hipertensão arterial sobre controle basta ter um estilo de vida saudável: atividades físicas frequentes, como caminhadas de 30 minutos por dia, uma dieta mais equilibrada com baixo teor de sal (o que também inclui o sódio dos alimentos industrializados), procurar manter o peso adequado para o seu tipo físico e não fumar.

“Dentre seus produtos e coberturas atrelados ao seguro de vida, a WinSocial também oferece uma série de serviços que podem ser utilizados no dia a dia do cliente para promover seu bem-estar. Entre eles, está a telemedicina, desconto em medicamentos e agendamento de consultas e exames. Além disso, a plataforma dispõe de informações e tecnologias personalizadas para cada público a fim de ampliar e fortalecer seus cuidados com a saúde, buscando uma longevidade saudável”, informa Rafael Rosas.