Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Tolerância Zero às Fraudes: Operação no Ceará

14 de agosto de 2018

No último dia 09 de agosto, a Polícia Civil do Estado do Ceará deflagrou uma operação que investiga fraudes contra o Seguro DPVAT, no município de Santa Quitéria, no Ceará. Na “Operação Contumácia”, que teve como ponto de partida uma série de notícias crime encaminhadas pela Seguradora Líder, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e realizadas duas prisões. Em parceria com as autoridades competentes, a Seguradora identificou 600 tentativas de fraudes ao Seguro DPVAT na região, que representam cerca de R$ 400 mil.

A operação e a atuação proativa da Seguradora foi destaque em matéria do Diário do Nordeste e da Rádio Verdes Mares. Ao receberem as notícias, policiais do Departamento de Polícia do Interior Norte investigaram e desencadearam a operação contra o grupo fraudador. Computadores, documentos e aparelhos celulares foram apreendidos. Em 2015, Santa Quitéria foi listada pela Seguradora Líder como uma das cidades com o maior número de fraudes contra o Seguro DPVAT.

As notícias crime são resultado das estratégias de Prevenção, Detecção e Investigação de fraudes da Seguradora Líder, que desde o ano passado investe na implementação de novos critérios para análise das fraudes e aprimoramento dos mecanismos sistêmicos para detecção de solicitações indevidas.

Em 2018, as iniciativas proativas da Seguradora Líder de encaminhamento de denúncias para os órgãos competentes já resultaram em 30 sentenças condenatórias; 46 condenados; 22 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 18 prisões em todo o Brasil. Vale lembrar que, somente no primeiro semestre de 2018, dos 5.628 pedidos fraudulentos de indenização do Seguro DPVAT identificados pela Seguradora Líder, 22,7% se concentraram no Ceará, estado que está em segundo lugar no ranking brasileiro de tentativas de fraude ao Seguro.

Além da Operação Contumácia, durante a última semana, as ações de combate à fraude da Seguradora Líder também resultaram na cassação, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), do registro profissional de um médico que emitia laudos falsos para pleitear a indenização por invalidez permanente do Seguro DPVAT na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso.

Canal de Denúncias

Toda a população brasileira pode denunciar casos suspeitos de fraude ao Seguro DPVAT através do Canal de Denúncias da Seguradora Líder. As denúncias podem ser feitas clicando aqui ou através do telefone 0800 022 12 05, de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. As ligações são gratuitas e, em nenhum dos dois canais, é preciso se identificar.

 

Fonte: Seguradora Líder