Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Setor de seguros tem crescimento de 3% no primeiro bimestre

19 de abril de 2015

Relatório do Sincor-SP prevê crescimento semelhante durante todo ano no setor.

Relatório do Sincor-SP prevê crescimento semelhante durante todo ano no setor.

Os anos de 2014 e 2015 ficarão marcados como de muita dificuldade para a economia brasileira, pelos diversos fatores já mencionados em relatórios anteriores. Por exemplo, taxas de crescimento nula em 2014 e negativa em 2015, sem falar na inflação nesse ano, que deve ultrapassar o patamar de 8%.

Inicialmente, as primeiras medidas do governo reeleito foram no sentido de reformular a estratégia econômica de anos anteriores, visando, com isso, estimular a volta dos investimentos, aumentar a credibilidade e manter a nota de grau de investimento do País. De forma mais recente, mesmo em termos políticos, já existe também sinalização de mudanças, tentando o governo, assim, formar uma base mais ampla e com maior grau de conciliação com todas as aspirações da sociedade. Para os principais agentes econômicos, a direção finalmente está mais correta, o que não diminui, porém, as dificuldades, sobretudo no curto prazo.

Apesar desse cenário, em 2014, o mercado de seguros conseguiu fechar o ano com taxa de crescimento próxima a 10% em comparação a 2013. Além disso, de modo geral, houve a manutenção das margens de rentabilidade das empresas, fenômeno, que, em princípio, deve se repetir em 2015, apesar da queda do faturamento. Nesse caso, a rentabilidade será estimulada pela subida nas taxas de juros.

Em 2015, a maior dificuldade será o próprio crescimento da receita. Por exemplo, nos primeiros dois meses do ano, os valores acumulados de prêmios de seguros tiveram alta de apenas 3%, porém, a expectativa é de crescimento ao longo deste ano, para, pelo menos, repetir o mesmo patamar do ano anterior (no máximo, 10%).

Projeções de crescimento

Para 2015, as projeções ainda são bastante iniciais. Consideramos, então, as seguintes hipóteses:

Em 2014, devemos ter uma taxa de inflação de 6,5% e um crescimento da economia de 0%. Para 2015, as projeções atuais são de taxa de inflação de 8% e taxa de crescimento do PIB de -1%.

Consideramos que essas são as duas variáveis mais importantes a influenciar o mercado de seguros. Com isso, a conclusão é: a evolução deste ano deve ser bastante similar ao do exercício anterior

O relatório na íntegra pode ser visto clicando aqui.