Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Seguro para terceiros: vale à pena contratar?

05 de julho de 2018

Mapfre Assistência oferece dicas para viagens no feriado de Páscoa | Foto: Welcomia Freepik

Contratar um seguro auto traz muitos benefícios aos motoristas e contar com a proteção para terceiros é um deles. Imagina ser o culpado por uma colisão e não ter essa cobertura inclusa? Com certeza os prejuízos serão grandes.

Portanto, um dos melhores investimentos que um motorista pode fazer é contratar o seguro para terceiros.  Receber a ajuda da seguradora nesses momentos em que ficamos extremante nervoso e sem saber o que fazer, é algo que, de alguma forma, se torna reconfortante, justamente por saber que o seguro irá cobrir os danos e te ajudar em um momento tão complicado.

Mas quais os tipos de seguro contra terceiros? Como acioná-lo? Saiba tudo aqui!

Tipos de seguro de terceiros

Antes de contratar um seguro para terceiros é importante que você saiba que existem dois tipos de seguro. O primeiro deles você tem a opção de contratar o que oferece assistência 24 hrs por dia, ou seja, que consiste em dar um suporte caso você sofra um sinistro a qualquer hora do dia.

O seguro visa cobrir os danos causados nos veículos afetados pelo acidente, mas é preciso que estes estejam de acordo com o valor do seguro que você solicitou. Já o segundo tipo é mais conhecido como seguro compreensivo, pois ele oferece uma cobertura bem mais ampla e com mais benefícios.

Ele é muito útil em acidentes mais graves, pois em caso de atropelamento, por exemplo, o plano cobre os gastos hospitalares, atendimento de emergência e indenização às pessoas afetadas. O valor da indenização também vai de acordo com o valor fechado na apólice do seu seguro.

Dúvidas frequente sobre seguros de terceiros

  1. O que é necessário fazer para que o seguro cubra o dano ocorrido a outras pessoas?

Essa é uma das dúvidas que mais afetam até mesmo aqueles que já contrataram um seguro. Para sanar essa dúvida, saiba que para que o seguro possa cobrir os danos causados a outro veículo, é preciso que você assuma a total culpa do acidente.

Por mais que esteja evidente de que você foi o responsável pela catástrofe, é importante que deixar isso bem claro à companhia de seguro. Ainda assim, a seguradora irá fazer uma avaliação para determinar se você realmente é o culpado ou não. Ao confirmar que você foi o responsável, o seguro irá reparar os danos, tanto do veículo quanto danos físicos.

  1. Como ocorre o pagamento da indenização?

Para que haja ressarcimento para o terceiro, é necessário que, ao abrir um sinistro, a pessoa prejudicada informe todos os dados para a seguradora. O carro será levado até uma oficina mecânica conveniada e após a avaliação do veículo, e da pessoa ferida, o seguro irá liberar o valor da indenização que está de acordo com o seu contrato.

A indenização pode ser paga de uma vez com o valor completo ou ser parcelada, isso depende muito da sua seguradora. Vale lembrar que, em caso de perda total do veículo do terceiro, a seguradora irá determinar o valor da indenização e tentará negociar com o terceiro. Caso não consiga sucesso na negociação, o valor estipulado será buscado através da tabela Fipe.

Portanto, contratar um seguro para terceiros é muita vantagem para o motorista, já que a seguradora arcará com as despesas e procedimentos.

Fonte: Andréia Silveira, parceira do site Seguro Auto