Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Seguro de carro em Brasília teve o maior aumento do país

20 de janeiro de 2016

Sheyla LealObritoNewsFato OnlinePresidente do sindicato da categoria alega aumento da criminalidade na capital do país, mas dados da Secretaria de Segurança Pública indicam exatamente o contrário

O preço do seguro de carro em Brasília no ano passado apresentou o maior salto entre as 13 capitais pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A inflação consolidada de 2015, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), indica um reajuste de 18,07% na contratação de seguros de veículos no Distrito Federal no acumulado do ano: no país, o custo médio do serviço recuou 0,65%.

O ranking é assustador para os brasilienses, uma vez que o segundo maior aumento, registrado em Salvador, foi bem menor, de 7,20%. Além disso, em seis capitais, incluindo a vizinha Goiânia, contratar seguro ficou, em média, mais barato em 2015, de acordo com a análise do IPCA.

Ao renovar o seguro, em setembro de 2015, o bancário Daniel Matos, 31 anos, levou um susto. Mesmo com o bônus atrelado à renovação do serviço, recebeu do banco uma cotação mais cara do que a do ano anterior.

“Não consigo entender. O carro ficou mais velho, renovei com a mesma empresa e ainda pago mais? Acho um absurdo. Mas seguro é assim: é pagar ou pagar”, comenta.

Sinistralidade

O reajuste no Distrito Federal é justificado pelo presidente do Sincor/DF (Sindicato dos Corretores de Seguros, Empresas Corretora de Seguro, Capitalização e Previdência Privada no DF), Dorival Alves de Sousa, em função do índice de sinistralidade, ou seja, do percentual de prêmios utilizados para pagar sinistros.

Sousa também atribui o encarecimento do seguro aos índices de roubo e furto de veículos. Ocorre que, ao contrário do argumento, de acordo com o balanço de 2015 da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, os roubos de carros no DF recuaram 32,5% no ano e os furtos em carros, 29,5%.

“Esse aumento está dentro das condições normais, no meu entender”, defende, alertando ainda para a inflação em itens de manutenção e de peças de veículos e na mão de obra.

Segundo o presidente do Sincor/DF, o custo do seguro pode aumentar mesmo com o carro ficando mais velho porque, na avaliação das seguradoras, os clientes cuidam melhor dos veículos novos.
Pesquisa

O presidente do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), José Geraldo Tardin, recomenda que se faça bastante pesquisa antes de contratar o seguro e orienta a procura por empresas mais conhecidas no mercado.

“É importante saber se a empresa tem experiência no ramo e verificar as reclamações contra ela”, pontua.

Fonte: Fato Online