gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Se ligue no trânsito, desligue o celular!

14 de setembro de 2017

Atualmente os celulares são praticamente uma extensão do corpo. Está do lado das pessoas em casa, na hora de dormir, nas refeições, no trabalho e no trânsito. O aparelho facilita cada vez mais o dia a dia das pessoas e agiliza diversos processos. Porém, o uso indevido pode trazer muito mais consequências negativas do que positivas.

O tempo gasto olhando para uma tela de celular tem aumentado, e nem sempre produtivamente, principalmente se o celular é utilizado no trânsito, o que pode se tornar fatal.

Para se ter uma ideia desse problema, o NHTSA, autoridade de segurança nos Estados Unidos, apontou que 80% dos acidentes de trânsito são causados pela distração. Segundo um levantamento feito em 2011, 900 mil colisões também foram causadas pela distração, desse número, 26 mil foram pelo uso do celular.

Dirigir e responder mensagens ou fazer ligações tiram a concentração do fator principal, que é dirigir com segurança, e também diminuem o tempo de reação de motorista em caso de imprevisto.

Ao utilizar o celular, o motorista está de certa forma dirigindo no escuro, pois quanto mais se olha para o celular, mais coisas passam despercebidas.  Um estudo do CESVI BRASIL concluiu que 1,48 segundos de tempo gasto em ler/responder mensagem equivale a 20,6 metros percorridos sem olhar para onde está indo, considerando a velocidade de 50 Km/h. Se o condutor estiver a 100 Km/h, o percurso aumenta para 41,1 metros. Já parou para imaginar o quanto o motorista não observa durante esse período?

Além do perigo imediato a segurança, o uso do celular na hora de dirigir é proibido pela Código Brasileiro de Trânsito, e prevê multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.

Todos esses problemas são fáceis de resolver, com educação e consciência o trânsito pode ser mais seguro para todos.

Então, na hora de dirigir, valorize a sua vida e a dos motoristas, pedestres, passageiros e ciclistas que também precisam transitar e chegar aos seus destinos de forma segura.

Lembre-se sempre, uma mensagem ou ligação nunca valerá mais que uma vida.

Não utilize celular na hora de dirigir, proteja vidas!

Semana Nacional do Trânsito

Anualmente dos dias 18 a 25 de setembro é realizada a Semana Nacional do Trânsito, em que órgãos e entidades se unem para elaborar ações de conscientização para um trânsito mais seguro. O Sindicato também está integrado com o movimento e irá divulgar diversos materiais durante o período. Acompanhe o Portal do SindsegSC e compartilhe essa ideia também!

#MinhaEscolhaFazADiferença #SindsegSCEscolheAVida

Com Informações: CESVI BRASIL

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras

ALE