gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Saúde também é papo de homem é tema de live alusiva ao Novembro Azul

23 de novembro de 2021

A importância da prevenção e detecção precoce ao câncer de próstata, seus possíveis sinais e sintomas, e demais aspectos relacionados à saúde integral do homem serão assuntos discutidos na live “Saúde também é papo de homem”, promovida pelo Grupo Assim Saúde, no dia 25 de novembro, às 16 horas. O evento virtual faz parte das estratégias da operadora em alusão à campanha mundial Novembro Azul, que visa combater as altas taxas de mortalidade pelo câncer de próstata. O bate-papo terá como convidada a médica urologista da operadora, Paula Pereira Henriques, e será transmitido em tempo real, nas plataformas digitais da operadora (clique para acessar).

No Brasil, o câncer de próstata é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens anualmente, e a estimativa do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde (Inca) é que mais de 65 mil brasileiros recebam o diagnóstico da doença a cada ano, no triênio 2020-2022. Para reverter esses números, a orientação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que todos os homens a partir dos 50 anos realizem o exame de PSA e o toque retal uma vez ao ano, mesmo sem sintomas, e para quem tem casos da doença na família, a recomendação para os exames de rotina cai para 45 anos.

Ao longo do mês, o Programa de Medicina Preventiva (Special Life) da operadora segue com a sua ação de sensibilização por telefone, entrando em contato um a um com cerca de 2.200 beneficiários pertencentes ao programa. Mais de 100 contatos têm sido feitos todos os dias pelos agentes de saúde para reforçar a importância da realização de exames diagnósticos e orientar sobre os cuidados preventivos à saúde.

“Todas essas ações de prevenção e promoção da saúde masculina são fundamentais para incentivar os homens a cuidarem da própria saúde e para quebrar preconceitos que possam ser presentes ainda nos dias de hoje. No caso do câncer de próstata, as chances de cura chegam a 90% quando detectado em sua fase inicial. Mas precisamos ter muita atenção para essa doença, pois ela costuma ter uma evolução silenciosa, como a maioria dos tipos de câncer. Por isso, torna-se mais evidente ainda a importância de realizar exames e o cumprimento de uma agenda de consultas médicas anuais”, destaca a gerente médica do programa, Eliane Guimarães.

“Quando o assunto é prevenção, não podemos esperar aparecer os sintomas para procurarmos ajuda médica. Temos que criar uma consciência coletiva para a mudança de comportamento nesse sentido, buscando atendimento assistencial para o diagnóstico inicial, especialmente, quando se tem um histórico de casos de câncer na família. Além disso, muitas doenças podem ser evitadas com a manutenção de hábitos saudáveis ao longo da vida, que incluem a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, não fumar e não fazer uso abusivo de álcool”, alerta a gerente médica.

Serviço:

Live: Saúde também é papo de homem

Dia: 25 de novembro de 2021

Horário: 16 horas

Local: Transmissão nas plataformas digitais do Grupo Assim Saúde

Sobre o Assim Saúde

O Assim Saúde é o maior grupo empresarial verticalizado de saúde do Rio de Janeiro e conta com mais de 740 mil clientes. Possui a maior rede própria de hospitais e centros médicos no Rio e Grande Rio e está presente em 27 municípios do estado. Atua com mais de mil médicos e profissionais de saúde especializados, além de ter ampla rede credenciada para exames, internação e terapia intensiva. Tem como premissa prover atendimento humanizado e de excelência, em favor da qualidade de vida e bem-estar de todos os seus beneficiários, com investimentos tecnológicos, expansão e modernização contínua de seus serviços e rede de assistência.