Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Saúde realiza ação preventiva de controle de roedores na orla marítima de Maceió

13 de julho de 2023

Iniciativa visa realizar prevenção da leptospirose por conta do período chuvoso

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta quinta-feira (13), o plano de ação de manejo e controle de roedores na orla marítima de Maceió. O trabalho foi executado pela gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, coordenação de Vigilância Sanitária e pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb). A ação contou com a participação do secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.

Na ocasião, os servidores orientaram os comerciantes, funcionários e frequentadores dos estabelecimentos sobre o manejo ambiental para o controle de roedores e a prevenção da leptospirose, doença causada pelo contato da água contaminada pela urina do rato.

A equipe percorreu toda a orla vistoriando focos de roedores e fez  visita aos pontos comerciais, ao repassar orientações e inspecionar o interior e o entorno para a detecção, tanto de vestígios de roedores, quanto de fatores ambientais que propiciem a manutenção desses animais no ambiente.

Já as equipes da Vigilância Sanitária de Maceió orientaram sobre boas práticas de manipulação de alimentos nos estabelecimentos comerciais e para os vendedores ambulantes. Os profissionais da Alurb realizaram atividades de educação ambiental.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, participou da ação e destacou a importância da mobilização do município. “Essa época do ano, período chuvoso, os roedores se aproveitam das inundações e trazem para a população o risco da leptospirose. As ações de Vigilância à Saúde e Sanitária e a atuação dos agentes de combate aqui hoje fazem esse trabalho de orientação a pescadores, jangadeiros, comerciantes, no sentido de ficarem atentos, eliminando os possíveis riscos de proliferação dessa bactéria”, afirmou.

A gerente das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico,  falou sobre o objetivo da atuação do corpo técnico ao longo da orla marítima da capital.

“O objetivo do trabalho é mobilizar os comerciantes e frequentadores da orla marítima, da praia da Avenida até Cruz das Almas, na prevenção e no controle de roedores, bem como enfatizar os cuidados que se deve ter de como prevenir a proliferação e a transmissão de doenças de transmissão hídrica, como a leptospirose. Neste período de chuvas frequentes, a bactéria causadora da leptospirose, no meio urbano, é carregada para o meio ambiente, especialmente no ambiente que apresenta condições favoráveis à ocorrência de rato, o principal reservatório da bactéria leptospira”, explicou.

A equipe composta por agentes de combate às endemias, coordenadores de operação de campo, fiscais da Vigilância Sanitária e equipes de Educação Ambiental foram distribuídas em dois pontos da orla marítima, Centro Pesqueiro (Jaraguá) e Marco dos Corais (Ponta Verde) e fizeram todo o percurso ao longo da orla da Praia da Avenida até Cruz das Almas.