Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Reguladores de seguro internacionais reunem-se no Rio para troca de experiências

26 de abril de 2016

assal_gdDe acordo com o superintendente da Susep, Roberto Westenberger, a ideia da realização, no Rio de Janeiro, de edição da Assembleia Anual da Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (Assal), começou a ser germinada há exatamente dois anos quando ele, recém empossado em seu cargo, foi convidado por Marco Antonio Rossi, então presidente da CNseg, para participar da edição que seria realizada no Paraguai.

E na segunda-feira, 18, às 9 horas, teve início, no Hotel Windsor Plaza, em Copacabana, a 27ª edição da Assembleia da Assal, entidade formada por 19 países latino-americanos, que tem Portugal e Espanha como membros convidados e, entre seus objetivos, trocar informações sobre legislação dos mercados, métodos de controle e fiscalização, promoção de cooperação entre seus associados e incentivo à educação financeira.

Presente à mesa de abertura ao lado de Westenberger, o presidente da Assal e superintendente da Superintendência de Valores e Seguros do Chile, Carlos Pavez, reforçou a importância de eventos como esse para a troca de experiências entre os reguladores de um mercado tão ativo e cada vez mais conectado.

Já o secretário Executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Esteves Pedro Conaldo Jr., afirmou que, apesar da força e pujança do mercado segurador brasileiro, “ainda precisamos descobrir como alcançar uma população com renda mais baixa e, para isso, temos que contar com os reguladores para a elaboração de produtos mais flexíveis e acessíveis para esse público”. Como exemplo de caso de sucesso, Esteves citou o seguro popular de automóvel, que permite a utilização de peças usadas no concerto dos veículos segurados e foi recentemente aprovado pela Susep. Outros produtos que podem contribuir para a popularização do seguro, segundo o secretário Executivo adjunto, são o seguro com componente de poupança e o seguro para longevidade.

Substituindo o prefeito Eduardo Paes, que não pôde participar do Seminário no dia seguinte à aprovação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma, o diretor Executivo da agência de promoção de investimentos para o Rio de Janeiro, Rio Negócios, Marcelo Haddad, afirmou que a administração da cidade está comprometida com a criação do Polo de Resseguro do Rio de Janeiro e se esforça no sentido de aprender como se dá esse processo, sendo esta uma das razões de sua presença no Seminário.

Fonte: CNseg