Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Reclamações contra seguradoras caem 19,5%

31 de janeiro de 2016

reclamacaoQuase 50% das queixas recebidas pelo supervisor dos seguros incidem em questões relacionadas com o seguro automóvel

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) recebeu diretamente 2913 reclamações no primeiro semestre de 2015. As queixas recebidas via livro de reclamações fixaram-se em 1078. No total, as 3991 reivindicações de clientes representam uma quebra de 19,5% face ao número registado em igual período do ano anterior. Cerca de 65% das reclamações são apresentadas pelos clientes e um terço por terceiros.

De acordo com o comunicado enviado pela ASF, a diminuição do número de processos reflete “a estabilização das práticas das empresas de seguros na gestão dos processos de reclamação, o conhecimento cada vez maior dos consumidores quanto aos seus direitos e aos meios para os fazer valer e, ainda, a intervenção da ASF em sede de emissão de recomendações sobre matérias objeto de reclamações”.

Em relação aos processos concluídos (4293), o ramo Não Vida representa 86,5% das reclamações totais, enquanto o ramo Vida recebeu cerca de 12,4% queixas. Na distribuição por ramos de seguros, o destaque recai no seguro automóvel que, no período em análise, recebeu 48,2% das reclamações. Segue-se o seguro de incêndio e outros danos com 17,8% do número global de participações.

Segundo o mesmo documento do supervisor dos seguros, mais de dois terços das reclamações têm por objeto os sinistros ou as questões relacionadas com os contratos (vigência, cessação, prémio e atendimento). “Dentro das reclamações relacionadas com sinistro, destacam-se as matérias “definição de responsabilidades” e “indemnização”, temas suscetíveis de originar maior litigiosidade”.

À semelhança de anos anteriores, apenas um 34% das reclamações tem resposta favorável, enquanto cerca de 66% apresenta um desfecho desfavorável. Supervisor recebe 3674 pedidos de esclarecimento

A ASF adianta que, de janeiro a junho, recebeu 3674 pedidos de esclarecimentos técnicos. “O tema informação sobre a existência de seguro continua a apresentar o maior número de processos encerrados”

*JRS Comunicação Com informações de Dinheiro Vivo