Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Proprietários de motos ficam expostos sem pagar o DPVAT

23 de abril de 2015

José Patrício Estadão

São muitos milhões de motos circulando irregularmente pelas ruas e estradas do país sem o seguro de motos. Foto: José Patrício.

 

Proprietários ficam expostos sem pagar o DPVAT, que serve para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. O não pagamento do seguro de motos tira dos cofres do seguro obrigatório R$ 2,4 bilhões por ano.

Os brasileiros que transitam pelas ruas e pelas estradas pilotando motocicletas já correm um risco que não é pequeno. Os acidentes se multiplicaram no país junto com o crescimento da frota, mas quase metade dos motociclistas ficam ainda mais expostos por não pagarem o seguro de motos obrigatório, o chamado DPVAT, que serve para indenizar vítimas de acidentes de trânsito.

São muitos milhões de motos circulando irregularmente pelas ruas e estradas do país sem o seguro de motos.

No ano de 2014, cerca de 40% das motos deixaram de pagar o DPVAT, o seguro de motos obrigatório indispensável na hora do licenciamento. Ao contrário do que muita gente pensa, o seguro de motos obrigatório não deve ser pago junto com o licenciamento do veículo, e sim com o IPVA ou a primeira parcela dele.

Um dado importante a ser levado em consideração é de que quase metade da arrecadação é destinada ao SUS. O condutor que estiver com o Seguro em ordem e toda a documentação da moto, recebe o seguro caso se envolva num acidente de trânsito.

Fonte: Cenário MT