Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Projeto da MVV, “Roda com Elas na Comunidade” leva mensagem de autocuidado para craibenses

18 de abril de 2023

Mensalmente, a Mineração Vale Verde (MVV) proporciona encontros reflexivos com moradores da região

Nesta quinta-feira (13), houve novo encontro do projeto Roda com Elas na Comunidade, da Mineração Vale Verde (MVV), ainda em reverência ao Mês da Mulher. A atividade se deu no Salão de Festas Professora Graça, na Lagoa do Mel, em Craíbas, nas proximidades da empresa de beneficiamento de concentrado de cobre.

Mulheres de diversas comunidades vizinhas ao empreendimento estiveram presentes e assistiram à palestra da consultora educacional Cícera Lopes. Ela falou sobre autoestima e autocuidado, temas importantes para o empoderamento das participantes.

Greisiane Alves, agricultora de 23 anos de idade, acredita que esses encontros têm ajudado não só ela, mas todas as mulheres que participam do momento mensal proporcionado pela MVV, trazendo sempre especialistas para falar sobre saúde mental, saúde da mulher em geral e acessibilidade a direitos, entre outros importantes tópicos.

“A reunião foi muito boa! Sempre que há, a gente vem, já querendo saber qual o tema do mês seguinte. Adoro participar, encontrar com as mulheres do nosso grupo e ouvir o que é trazido pela MVV. São sempre temas importantes para a população. Muitas coisas que ouvi aqui mudaram minha percepção de vida, desde o primeiro encontro do Roda Com Elas na Comunidade no ano passado. O papo de hoje sobre autoestima não foi diferente. Precisamos olhar melhor para nós mesmas”, diz Greisiane, que é moradora da comunidade Ipojuco, ressaltando os pré-julgamentos externos constantes que a figura feminina usualmente recebe da sociedade machista em que estamos inseridos.

Segundo a consultora Cícera Lopes, cada pessoa é diferente e, por isso, não devemos nos encaixar em padrões. A autoestima é uma habilidade que precisamos construir, desenvolver ao longo da vida. Reconhecer que todas as mulheres são suficientes em si mesmas leva certo tempo e alguma maturidade. Esse é um processo de constância, com esse olhar para a autopercepção, para o autoconhecimento.

“Foi um momento de muito acolhimento, de compartilhar vivências e experiências dessas mulheres, que no dia a dia vivem uma vida tão desafiadora. Falamos sobre autocuidado, autoestima e empoderamento feminino. Essa é uma iniciativa incrível da MVV, por dar oportunidade de essas mulheres terem espaços de fala e, desse modo, elas poderem ser rede de apoio umas para as outras. O projeto Roda com Elas na Comunidade dá margem, também, para que outras mulheres venham e façam parte do grupo e realmente se envolvam, a fim de que ocorra uma transformação real na vida de todas”, pontua Cícera, que também é professora de universidades locais.

Por fim, houve dinâmicas para que cada uma relatasse como se sentia e como se via integralmente, fazendo uma partilha em comunidade e encorajando umas às outras.

No mês de março, essa mesma consultora esteve na Mina Serrote, envolvendo as mulheres empregadas e prestadoras de serviço da MVV, com esse mesmo tema edificante.

Para Gyslane Chaves, analista de Relações Comunitárias da MVV, a presença desses assuntos no cotidiano delas tem sido a chave para algumas mudanças internas nas participantes.

“O nosso Comitê Roda com Elas iniciou apenas dentro da mineração. Queríamos entender como poderíamos ajudar umas às outras a partir do nosso ambiente de trabalho e o que é ser mulher em um local majoritariamente com profissionais homens, que é o caso da indústria. Percebemos que esse debate deveria se ampliar e ir até a comunidade. E temos aprendido sempre quando trazemos esses temas para dividir com as moradoras da região, pois as experiências delas nos completam de forma empática e podemos abrir o nosso coração para ajudá-las, ouvi-las e apoiá-las”, diz ela, que é também integrante do Comitê, demonstrando plena sororidade.