Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Programa Na Pista Certa, da Fundación MAPFRE, impacta mais de 25 mil

01 de dezembro de 2016

kidsA Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e desenvolve atividades de interesse geral da sociedade, divulga o balanço de 2016 do Na Pista Certa, programa itinerante da marca que visa promover atividades de orientação e educação ao público infantil sobre segurança no trânsito. No acumulado do ano, o programa percorreu mais de 4 mil quilômetros e impactou mais de 25 mil crianças, em 14 municípios de São Paulo. O número de participantes é 49% maior no comparativo com 2015 (17 mil crianças).

As atividades desenvolvidas, que normalmente acontecem em parques ou locais abertos ao público, são gratuitas e duram cerca de 50 minutos. Elas têm como objetivo proporcionar vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e móvel para os pequenos de 5 a 10 anos de idade e aos visitantes que estiverem circulando pelos locais. A iniciativa é fruto de parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e, em 2016, passou por 180 escolas, 23% a mais em relação ao último ano (146).

O Programa Na Pista Certa conta com monitores treinados que apresentam conteúdos de segurança no trânsito e levam o público infantil a refletir sobre valores como respeito ao próximo e ao meio ambiente. As crianças participam de atividades que promovem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, visando mostrar os diferentes pontos de vista: motorista, passageiro, pedestre e ciclista, entre outros atores do trânsito.

Durante as atividades são apresentadas regras de convivência e valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Dessa forma, é possível aprender sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, já que são abordados temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora, entre outros.

“Desde a implantação da inciativa, em 2007, o Na Pista Certa já beneficiou cerca de 150 mil crianças em idade escolar em diversos Estados do Brasil. Em 2017, certamente daremos continuidade ao projeto, que carrega nosso compromisso com a formação para a promoção de um trânsito mais seguro”, afirma Wilson Toneto, CEO da Regional MAPFRE Brasil e representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Os 14 municípios de São Paulo que receberam o programa Na Pista Certa em 2016 foram, em ordem alfabética: Araçatuba; Capão Bonito; Guarulhos; Itapetininga; Jundiaí; Monte Mor; Osvaldo Cruz; Paraguaçu Paulista; Presidente Prudente; Presidente Venceslau; Santo André; São Caetano do Sul; São Vicente e Suzano, além do Museu Catavento e Parque do Ibirapuera, em setembro, locais com grande circulação de pessoas.

Para mais informações sobre a Fundación MAPFRE, basta acessar o site www.fundacionmapfre.com.br/.

Fonte: CDN