Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Programa Contribuinte Arretado reúne contadores na região norte de Alagoas

31 de julho de 2023

Mesa redonda teve o objetivo sanar dúvidas sobre as legislações tributárias do estado

Texto de Matheus Guilherme

Mais uma ação do Programa Contribuinte Arretado foi realizada na cidade de Porto Calvo, na região norte alagoana, nesta sexta-feira (28). Desta vez, uma mesa redonda reuniu contadores, colaboradores e profissionais da área fiscal para debaterem e sanarem dúvidas sobre as legislações tributárias do estado. O encontro gratuito aconteceu na Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação.

A mesa redonda contou com a presença de contabilistas das cidades de Porto Calvo, Maragogi, São Luiz do Quitunde e Japaratinga. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), por meio do Programa Contribuinte Arretado, e pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL).

O chefe de Orientação Tributária da Sefaz-AL, Flávio Melo de Paula, esteve presente em todo encontro e auxiliou na condução das apresentações na reunião. “Eu pude mostrar as últimas normas publicadas pelo estado, com vigência no período de 15 de julho a 31 de agosto, que é o Programa de Recuperação Fiscal, o Profis. Discutimos com eles as legislações e alguns procedimentos. Falamos, por exemplo, do parcelamento online, já que existiam algumas dúvidas”, apontou.

Ainda segundo o chefe de Orientação Tributária, foram abordados o Decreto Estadual Nº 90309/2023, que trata da consolidação do regime de substituição tributária com vigência a partir de agosto; a Instrução Normativa (IN) SEF Nº 18/2023 que dispõe sobre o levantamento do estoque e apuração do respectivo imposto, em decorrência do aumento da alíquota do ICMS.

“Esse encontro foi muito importante porque conseguimos reuni-los para esclarecer tudo o que eles tinham dúvidas. Dentre muitos outros assuntos, falamos sobre a questão de documentos eletrônicos, levando casos de contribuintes que precisavam de auxílios porque estavam com problemas de emissão de autorização”, lembrou Flávio de Paula.

O presidente da Assessoria Contábil (Asscontal) e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL), Jordão Vieira, demonstrou satisfação pela realização da reunião na região norte e contou que os participantes ficaram contentes com tudo o que foi exposto.

“Nossa mesa redonda foi um sucesso. Existiu uma interação muito grande entre os participantes. Todos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas, isso porque o formato que escolhemos – de mesa redonda – deu possibilidade para que isso acontecesse. Todos saíram desse encontro satisfeitos e o CRC agradece em nome de da classe contábil da região norte pela oportunidade”, falou.

O delegado do CRC na região norte do estado, Jackson Queiroz, foi o responsável por toda organização local.