Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Prefeitura de Maceió realiza Feira de Adoção neste domingo (4)

03 de setembro de 2022

Cães e gatos vão participar de mais uma edição da feira coordenada pelo Gabinete da Causa Animal

Neste domingo (4) vai acontecer mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió, na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A estrutura da feira será montada na altura do Palato Praia, funcionando das 8h às 16h. Cães e gatos (adultos e filhotes) vão estar na ação.  A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Na ocasião, a equipe da UVZ também vai aplicar doses de vacina antirrábica nos pets que forem levados para a feira pelos seus tutores. Em todas as edições, a população que tem interesse em adotar recebe orientações sobre os cuidados que precisam ter com os animais ao longo da vida.

O Gabinete da Causa Animal realiza este trabalho socioeducativo para assegurar que as novas famílias façam o acolhimento dos pets de forma responsável. A equipe médico-veterinária do GGI-CA também tem desenvolvido um trabalho de monitoramento das adoções já realizadas.

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Fernanda Rodrigues, destaca a importância da participação da população nas edições da feira.

“A presença da população nas edições da feira é importante para que os animais tenham a possibilidade de encontrar um novo lar, recebendo assim todos os cuidados necessários para manutenção da sua saúde e bem-estar. As feiras municipais têm realizado um trabalho socioeducativo contínuo, no qual os visitantes recebem orientações da equipe sobre todos os fatores envolvidos para realizar uma adoção responsável”, explica Fernanda Rodrigues.

Essa conexão entre possíveis tutores com os pets que viveram situação de abandono tem sido uma articulação que o Gabinete da Causa Animal vem trabalhando, desde outubro de 2021, através das Feiras de Adoção, nas quais mais de 200 animais já foram adotados. Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, diretamente na unidade.

Adote um Pet

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos e precisa apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono. Mais informações podem ser obtidas no número (82) 98752-6505.