Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Pós-graduação ou MBA? Entenda as diferenças entre as especializações

03 de abril de 2022

Qual a especialização ideal para dar continuidade aos estudos após a graduação? São muitas as opções e o primeiro passo é entender as diferenças entre os dois tipos de cursos mais encontrados, pós-graduação e MBA.

Existem dois tipos de pós-graduação, stricto sensu e lato sensu. O primeiro se refere a cursos de mestrado e doutorado, indicados para quem quer se aprofundar em um campo específico de conhecimento, em geral com objetivo de seguir carreira acadêmica.

Por sua vez, os cursos lato sensu são programas de extensão e especialização com viés mais direcionado e prático. Voltados para o mercado de trabalho, têm como objetivo desenvolver competências profissionais.

Os MBAs (Master Business Administration) fazem parte desta segunda categoria. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), pós-graduações lato sensu devem ter carga mínima de 360 horas. Esses programas conferem aos egressos certificado de especialista e, geralmente, oferecem uma visão mais voltada para Administração e Negócios, como é o caso do MBA Gestão Avançada de Seguros, ministrado pela ENS.

Há ainda o MBA Gestão de Riscos e Seguros, que capacita os alunos para atuar na análise, na avaliação e nos processos de tomada de decisão, referentes às mais variadas questões de gerenciamento de riscos organizacionais e empresariais, com foco direcionado à cadeia produtiva do seguro.

Pós em nível de extensão

Há ainda as pós-graduações em nível de extensão, com carga horária menor e indicadas para profissionais que desejam obter conhecimentos de maneira mais objetiva e aplicada. Dois exemplos são os cursos nas áreas de Gestão de Resseguro e de Previdência Complementar, ambos ministrados pela ENS.

Outras opções de pós em nível de extensão oferecidas pela Escola são Gestão Comercial do Seguro e Gestão Jurídica – Fundamentos de Seguro e Inovação.

Agora que você sabe as diferenças entre os cursos de pós-graduação, visite o site da ENS e escolha a especialização que mais atende aos seus objetivos profissionais!