Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Pipo Saúde e QultureRocks lançam conteúdo exclusivo sobre a importância do feedback na saúde mental

24 de maio de 2022

Pipo Saúde e QultureRocks lançam conteúdo exclusivo sobre a importância do feedback na saúde mental dos colaboradores

Quando realizado de forma estratégica e cuidadosa, o retorno pelo desempenho do colaborador pode motivar e contribuir para o desenvolvimento e evolução profissional

De alguns anos para cá a saúde mental deixou de ser um estigma social e passou a ser um assunto cada vez mais discutido, sobretudo no ambiente corporativo. Pensando nisso, a Pipo Saúde, empresa de tecnologia que transforma a maneira que as companhias contratam e gerem plano de saúde, e a QultureRocks, plataforma online de gestão de desempenho, se uniram na criação de um conteúdo exclusivo sobre a importância do feedback na saúde mental dos colaboradores de uma companhia. No material, os especialistas das duas companhias ainda analisam como diferentes empresas do mercado podem implementar boas práticas para a melhora da saúde mental dos colaboradores.

Segundo levantamento realizado pela fintech Onze, 80% dos trabalhadores brasileiros ficaram mais estressados durante a pandemia da Covid-19, sendo o trabalho a principal razão para isso, de acordo com 62% dos entrevistados. É neste contexto que entra a importância do retorno sobre as condutas dos colaboradores nas empresas, já que quando realizado de forma estratégica e cuidadosa, essa abordagem pode motivar e contribuir para o desenvolvimento e evolução profissional do avaliado.

“Quando o colaborador recebe um retorno sobre o seu trabalho, seja positivo ou negativo, ele consegue refletir sobre a sua jornada e criar mais confiança para conquistar melhores resultados. Além disso, é importante que o exercício do feedback seja implementado de forma respeitosa e delicada, evitando que o profissional se sinta inseguro sobre a sua atuação”, afirma Marcela Ziliotto, head de RH da Pipo Saúde.

Para isso, a empresa e os gestores podem adotar algumas boas práticas, como: a realização de um planejamento prévio, a aplicação da comunicação não-violenta, a personalização da mensagem transmitida e a impessoalidade do retorno. As empresas também devem entender que os cuidados com a saúde mental dos colaboradores incluem outras precauções e métodos além do feedback, como, por exemplo, um plano de desenvolvimento de carreira de cada membro do time, a realização de avaliações de desempenho periódicas, entre outros.

“Sabemos que os benefícios oferecidos pela companhia, sobretudo aqueles relacionados ao controle da saúde física e mental, podem fazer total diferença na hora de um profissional escolher seu ambiente de trabalho. A cultura do feedback é de extrema importância para que o colaborador possa aprimorar novas habilidades e desenvolver o seu lado profissional”, complementa Marcela.

Como nem só de retornos positivos é feita a rotina de trabalho em empresas, Giulia Andreotti, head de Customer Success da QultureRocks pontua que “o reconhecimento caminha ao lado do feedback – que não necessariamente vai ser sempre positivo. O que precisa ser levado em conta é que: quando um feedback é sobre um ponto a ser melhorado, o ideal é que ele seja feito de forma privada. Já no caso de um retorno positivo, é importante que esse reconhecimento seja feito publicamente, pois isso eleva a autoestima da pessoa que o recebe e estimula outros colaboradores a seguirem com boas práticas e comportamentos”, finaliza.