Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Os carros mais e menos resistentes a enchentes

30 de novembro de 2015

Renault Fluence 2015: modelo da Renault é o carro com melhor avaliação do Índice de danos de enchente

Renault Fluence 2015: modelo da Renault é o carro com melhor avaliação do Índice de danos de enchente

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) acaba de atualizar o Índice de danos de enchente, um ranking que compara a capacidade de diferentes carros em manter seu funcionamento diante de um alagamento, garantindo a mobilidade.

O Renault Fluence (versão Dynamique CVT) ficou no primeiro lugar do ranking. O modelo foi o único que obteve a nota máxima, de cinco estrelas. Em segundo lugar, ficou o Nissan Sentra, único carro que foi classificado com 4,5 estrelas.

Em seguida, com quatro estrelas, aparecem os modelos Chevrolet Cobalt, Citroën C4, Citroën C4 Picasso, Honda City, JAC J5, Peugeot 208 e Renault Duster.

O índice classifica os veículos de acordo com os possíveis danos em função das características mecânicas e eletroeletrônicas. Para cada modelo é atribuída uma nota, que pode variar entre 0,5 a 5 estrelas, sendo que quanto maior o número de estrelas, menores são os riscos de danos que o carro sofre ao passar por enchentes.

As montadoras participantes do levantamento são: Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota e Volkswagen. Ao todo, 74 modelos foram avaliados.

Dicas para enfrentar enchentes

O Cesvi preparou uma lista com cinco dicas para evitar problemas em caso de enchentes. Confira:

1) Se o carro morrer, não dê a partida novamente. Você pode piorar ainda mais o quadro de pane elétrica ou mecânica.

2) Em casos de alagamento, não arrisque. Espere até que a água comece a baixar para seguir caminho.

3) A eficiência de seguir o rastro de outro carro é mito. A água pode voltar em formato de onda e prejudicar o sistema elétrico do carro.

4) Verifique itens básicos como o estado dos pneus e das palhetas de limpeza.

5) Confira se as luzes de iluminação do carro estão em pleno funcionamento, principalmente as setas e as luzes de freio.

Emerson Farias, analista técnico do Cesvi, também afirma que é muito comum que motoristas tentem passar por áreas alagadas com o carro. Segundo ele, é aconselhável, no máximo, passar por trechos em que a água esteja na altura da metade das rodas do carro.

Se a rua estiver coberta pela água, o motorista pode não ver buracos ou barreiras na pista, o que agrava o cenário de possíveis acidentes. De acordo com Farias, a recomendação é encostar o carro, desligá-lo e aguardar pacientemente até que a água baixe para seguir caminho.

Ferramentas permitem comparar diferentes carros

No site do Cesvi é possível consultar o Índice de danos de enchente e outros estudos feitos pela entidade, tais como: Índice de Segurança; Índice de Visibilidade; e CAR Group, que compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e custo de reparo. A consulta pode ser feita por meio de uma ferramenta que permite comparar dois diferentes modelos.

O Cesvi foi fundado em 1994 e é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à divulgação de informações técnicas para o mercado automotivo e para a sociedade. É membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), conselho internacional que congrega centros de pesquisas com os mesmos objetivos.

Click no link e veja o resultado completo do Índice de danos de enchente referente a 2015.

Marca Modelo Tipo Versão Estrelas