Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

NEP Itinerante do Samu capacita socorristas da Base Descentralizada, em Marechal Deodoro

11 de novembro de 2023

Neide Brandão / Ascom SAMU

Manter o alto nível nos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas é um dos principais objetivos do projeto NEP Itinerante, que aconteceu esta semana com os socorristas da Base Descentralizada de Marechal Deodoro. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), o projeto foi realizado pela primeira promove a capacitação sucessiva de socorristas do interior de Alagoas.

Os profissionais do Samu receberam atualização nos protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV) em adultos, crianças e lactentes. Também foram tratados temas como comunicação com regulação médica, interceptação com o Serviço Aeromédico, imobilizações, restrição de movimento da coluna, uso do colar cervical, pranchamento e controle de hemorragias graves foram alguns dos temas abordados.

Até o final do ano, todas as 16 Bases Descentralizadas ligadas à Central Maceió do Samu passarão por treinamento, conforme destacou o coordenador-geral do serviço, o médico Jhonat Silva. “Nossa intenção é atualizar e reforçar continuamente as técnicas adequadas para os mais diferentes tipos de atendimentos realizados por nossa equipe. O Samu permite a qualquer pessoa a possibilidade de ter acesso a um serviço público de saúde ágil e eficiente, 24 horas por dia, e em qualquer município alagoano. E este serviço vai até o cidadão através dos nossos socorristas, que são brilhantes e, que para continuar assim, são capacitados periodicamente”, destacou o médico.

A enfermeira Ronalsa Sena, também coordenadora da Base Samu de Marechal Deodoro, acompanhou sua equipe de salvamento no treinamento e reforçou a importância para os profissionais. “Ficamos mais seguros nas ocorrências a partir dessas vivências, sem falar que é fundamental falarmos a mesma linguagem, todos alinhados nos protocolos mais atuais e assertivos para aumentar a sobrevida dos pacientes”, completou.

O coordenador do NEP, médico Jordiran Soares, explicou que a realização do curso teve como principal objetivo atualizar os socorristas e aproximar o NEP com as Bases Descentralizadas do interior, além de agilizar a atualização dos conhecimentos dos socorristas. “Os socorristas precisam ter formação contínua, capacitação e educação continuada para que levem um atendimento de qualidade para cada usuário. Realizar o treinamento nas Bases Descentralizadas facilita a capacitação integral das equipes, inclusive as que estão de plantão no dia do curso”, especificou o médico.