Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Minsait Payments anuncia parceria com neobank peruano para promover inclusão financeira da população hispânica

24 de maio de 2023

Close-up of female hand holding smartphone. Young businesswoman sitting at laptop in office holding credit card and entering data on her mobile phone

Minsait Payments, filial de meios de pagamento da Minsait, uma empresa Indra, anunciou uma nova parceria com o B89, primeiro banco digital do Peru, com o intuito de promover o acesso de cidadãos hispânicos a serviços financeiros, independentemente do país onde estejam operando. Tudo isso de maneira 100% digitalizada, por meio de uma só plataforma e em um só aplicativo.

O neobank peruano pretende ser uma alternativa ao sistema bancário tradicional, oferecendo uma solução para mais de 60% da população hispano-americana ainda não-bancarizada, ou sub-bancarizada. Para isso, a instituição financeira fechou um acordo com a Minsait Payments, a fim de obter uma plataforma tecnológica transfronteiriça, baseada em meios de pagamento digitais.

Graças a essa iniciativa, o B89 promoverá o cartão pré-pago Crea Crédito, já disponível e acessível por meio de um aplicativo para smartphones, no qual o usuário não só conta com um cartão virtual, que garante segurança para compras online, como também pode solicitar um cartão físico adicional, voltado para compras em lojas físicas.

Com essa ação proposta pelo B89, associada à tecnologia oferecida pela Minsait Payments, será possível conhecer os hábitos de consumo de uma parcela da população que, até então, não gerava informação financeira, por não possuir conta corrente nem poder contratar empréstimos bancários. O acesso a crédito será garantido a essas pessoas por meio de um segundo cartão, o La 89, também disponível virtual e fisicamente, que atribui a cada usuário um determinado limite de crédito, com base no perfil gerado pelo uso do cartão pré-pago.

O próximo passo almejado pelo B89 é solucionar um dos principais desafios ainda enfrentado pela população hispânica residente em outros países: o envio de remessas de dinheiro de qualquer lugar do mundo para a América Latina, de forma mais fácil, rápida e com menor custo para os usuários.

Nas palavras de Amparo Nalvarte, CEO do B89, “somos uma alternativa ao sistema bancário com fronteiras territoriais, em que um cliente de um banco do Peru não tem acesso a uma agência no Canadá, por exemplo. O B89 deseja se tornar “um super app financeiro, com produtos próprios nos segmentos de cartões de crédito e pré-pagos, além de envio de remessas e um marketplace, no qual será possível comercializar produtos de terceiros, por meio de pagamentos cross-border e criptomoedas, além de outros produtos não financeiros”, destaca Nalvarte.

Por sua vez, José Pablo Gil, responsável pela Minsait Payments na região andina, ressalta a importância de “acompanhar o B89 no objetivo de escalar sua plataforma tecnológica de modelo transfronteiriço, solucionando desafios de regionalização, assim como já estamos fazendo com outros neobanks e fintechs inovadoras”.

“A plataforma regional de processamento de pagamentos e emissão de cartões da Minsait Payments foi projetada para apoiar o crescimento progressivo de fintechs como o B89, permitindo que criem programas de cartões personalizados e preparados para operar em diversos países”, acrescenta o executivo.

Essa tecnologia também permitirá o impulsionamento dos negócios do B89, de acordo com os mais avançados padrões da indústria de meios de pagamento, garantindo eficiência operacional e flexibilidade de software, a fim de alcançar os altos níveis de digitalização e inovação exigidos pelo atual ritmo do mercado.