Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Março Lilás: unidades da Uncisal ampliam assistência à população feminina

17 de março de 2024


Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal oferece serviços de mamografia e densitometria para mulheres

 Pei Fon / Agência Alagoas

Keila Nascimento / Ascom CPML

No mês dedicado à mulher, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), amplia o atendimento de exames de citologia com o objetivo de conscientizar a população feminina e apoiá-la no enfrentamento ao câncer do colo de útero. A campanha acontece até 25 de março, e vai oferecer exames de citologia ginecológica, com demanda espontânea, sendo disponibilizadas 15 fichas diariamente.

Para o exame não será necessário apresentar solicitação médica. As pacientes podem comparecer à sede do CPML, localizada a Rua Cônego Fernando Lyra, s/n, no Trapiche da Barra, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 12h, munidas de documento com foto e cartão SUS. Para a realização do exame, é recomendado jejum de atividade sexual de dois dias, como também suspender uso de creme vaginal e ducha.

A Citologia é um exame indicado para mulheres que tem ou já tiveram vida sexual ativa, como forma de prevenir o câncer de colo de útero. Ao avaliar as células que fazem parte do tecido uterino, é possível observar se há sinais indicativos de infecção pelo vírus HPV ou de câncer. O exame, também conhecido como “papanicolau”, é realizado através de coleta de células do colo uterino que serão fixadas em uma lâmina e enviadas ao setor de patologia.

“O exame é capaz de identificar infecções vaginais, Infecção Sexualmente Transmissíveis e lesões precursoras do câncer do colo do útero. Por isso é muito importante para o diagnóstico precoce e prevenção”, afirmou a enfermeira Laura Acioly, responsável pelo setor de coleta da citologia do CPML.

Para Telma Amorim, supervisora Assistencial do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, a Uncisal é um complexo que vai além da academia, ofertando serviços de saúde diferenciados à população alagoana, e neste mês dedicado às mulheres, não seria diferente. “Unimos forças para ofertar o que temos de melhor em se tratando de exames de diagnóstico a população feminina”, completou.

Câncer de mama

O Centro de Diagnóstico e Imagem prof. Alberto Cardoso (Cedim), outra unidade de apoio da Uncisal e referência em Alagoas no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, também entra na campanha voltada para as mulheres neste mês de maio, e oferta mamografias para as mulheres com idade entre 40 a 69 anos, sem necessidade de apresentar encaminhamento, apenas apresentação do Cartão SUS e documento com foto.

De acordo com Ceiça Carvalho, diretora do Cedim, além da mamografia, a unidade realiza o exame de densitometria óssea para mulheres acima de 50 anos que já se encontrem na menopausa, sem a necessidade de apresentar solicitação médica.

O Cedim/Uncisal está localizado em prédio dentro da sede da Universidade, no bairro Trapiche da Barra.