Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Mapfre e OEI firmam acordo de colaboração

22 de abril de 2015

A FUNDACIÓN MAPFRE acaba de fechar um acordo de colaboração com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a realização do Programa de Inclusão para a Prevenção do Fracasso Escolar ¿ uma iniciativa criada para melhorar o desempenho escolar de alunos em situação de vulnerabilidade (indígenas, afrodescendentes, pessoas em situação de pobreza, portadores de deficiência ou estudantes rurais).

As dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes em situação de risco educacional estão relacionadas não somente às suas condições de vida, mas também às condições de escolaridade. Neste sentido, o objetivo é produzir respostas pedagógicas para situações escolares específicas que afetam a educação de milhares de crianças e adolescentes no Brasil e em mais três países latino-americanos participantes: Chile, Colômbia e México.

A expectativa é beneficiar diretamente 20 mil professores da América Latina e, indiretamente, 600 mil crianças que serão atingidas pelos conteúdos disseminados pelo programa. Para isso, o programa se desenvolverá em três frentes de atuação.

Em cada país participante serão identificadas três escolas que tenham alcançado resultados positivos com a permanência de seus alunos e a continuidade dos estudos. Essas instituições serão premiadas com um estágio para conhecer de perto o sistema educativo finlandês, que é referência mundial por ocupar as primeiras posições nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Com o objetivo de capacitar a comunidade educativa nas temáticas propostas, serão promovidos seminários na Colômbia, México e Chile.

E, para apresentar os resultados do projeto e promover o debate sobre a questão do fracasso escolar e da educação inclusiva, está prevista a realização de um congresso internacional no Brasil no segundo semestre de 2015. Paralelamente, também será realizada uma reunião de especialistas e representantes ministeriais, como objetivo de analisar os principais desafios para cada um dos países da região.

“É uma honra atuar em parceria com a OEI para a realização de um programa tão importante como esse, que investe na qualificação de professores com o objetivo de promover a inclusão escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa alinhada às diretrizes da FUNDACIÓN MAPFRE, que acredita no poder de transformação dos jovens e, para isso, apoia ações capazes de promover o desenvolvimento da sociedade e a inclusão social em diferentes níveis, construindo uma cultura de respeito às diferenças e garantindo a igualdade de oportunidades”, destaca Wilson Toneto, presidente da MAPFRE Brasil.

A cerimônia de assinatura do acordo de colaboração entre a FUNDACIÓN MAPFRE e a OEI será realizada no dia 31 de março, às 9h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O evento contará com a presença do Secretário Geral da OEI, Paulo Speller, e do presidente da MAPFRE Brasil, Wilson Toneto, que, juntos celebrarão esta importante parceria em prol da sociedade.

“Para a OEI essa parceria já consolidada com a FUNDACIÓN MAPFRE vem colaborar mais uma vez com as políticas públicas dos países membros da OEI, no sentido de ampliar e promover a equidade educacional na região a milhões de crianças e adolescentes que são, cotidianamente, excluídos do processo educativo por falta de oferta adequada e condições dos sistemas de ensino”, destaca Paulo Speller, Secretario Geral da OEI.

Este não é o primeiro acordo firmado entre a OEI e a FUNDACIÓN MAPFRE, que já atuam em parceria desde 2009 com o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas ¿ A Escola Aprendendo com as Diferenças.

Fonte: Ascom Mapfre Brasil