Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

MAPFRE Capitalização explica o que é e para que serve a Garantia Fiador

07 de abril de 2017

Esclarecendo a dúvida de muitos locatários e locadores, a equipe de MAPFRE Capitalização explica que o produto Garantia Fiador é um Título de Capitalização desenvolvido para ser utilizado como garantia dos contratos de locação de imóveis. De acordo com os especialistas, o valor da garantia solicitada pelo Proprietário/Imobiliária é negociável e será usado como lastro durante a vigência do contrato de locação.

“O maior benefício da contratação de um título dessa natureza é a oferta de uma garantia de locação sem burocracias, ágil e sem análise de crédito ou cadastral. Ou seja, ele substitui o papel do fiador ou de outras garantias e, ao término do contrato de locação, o locatário resgata 100% do valor pago corrigido pela TR (Taxa Referencial), desde que não tenha ocorrido quebra de cláusulas contratuais ou inadimplência”, explica Elisete Cristina Veríssimo, superintendente de Capitalização do grupo MAPFRE. “Além de proporcionar segurança para o Locatário e Locador, Imobiliária e Proprietário, é uma garantia administrada pela MAPFRE, uma seguradora sólida e de confiança”, completa.

Se o proprietário do título, que é o locatário do imóvel, optar por adquirir pelo produto MAPFRE, ainda concorrerá a sorteios durante toda a vigência do título, pela Loteria Federal do Brasil e terá direito a uma Assistência Residencial para o imóvel objeto do contrato de aluguel.

A executiva lembra que, com a adequação da Lei do Inquilinato, em 2010 (artigo 38 da Lei 8245/91), tornou-se possível a aquisição de título de capitalização como garantia para o Contrato de Locação. “Por estar enquadrado como um bem móvel disponível no comércio pode ser objeto da caução”, comenta Elisete Cristina Veríssimo.

Inovador para o mercado de locação de imóveis, o Garantia Fiança, além de proporcionar a segurança necessária para o aluguel e ser simples, proporciona segurança também ao Locador (Imobiliária/Proprietário), com Assistência Jurídica Gratuita.

Entre os diferencias do produto estão o fato de ser um Título de Capitalização de pagamento único, que garante ao inquilino a locação do imóvel desejado sem burocracias ou fiador. Não são necessárias análises cadastrais e o valor do título convencionado entre as partes envolvidas ganha agilidade na entrega das chaves e liberação do imóvel.

Em 2016, a MAPFRE Capitalização emitiu cerca de 4.500 títulos de capitalização de Garantia Fiador, por meio da parceria com Corretores de Seguros em todo o Brasil. O mercado de capitalização arrecadou cerca de R$ 1,2 bilhões em reservas de garantia nacionalmente.

Adquirindo o produto MAPFRE, o Locatário concorre a 24 sorteios para os planos com 12 meses e 15 meses de vigência, pela Extração da Loteria Federal do Brasil, e pode receber de volta o valor pago pelo Título.  Locador e Imobiliária podem contar com Assistência Jurídica em casos de inadimplência, desde que a garantia contratada seja equivalente a seis vezes o valor do aluguel mais encargos (água, luz, condomínio e IPTU) ou equivalente a R$ 6 mil.

Para adquirir um título de Capitalização de Garantia Fiança MAPFRE, basta consultar um corretor de seguros por meio das imobiliárias, com valor definido entre as partes. A emissão dos documentos e boleto são online e imediatas à contratação, gerando segurança do Contrato de Locação e agilidade na liberação chaves do imóvel.

Fonte: CDN