Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Mais uma personalidade histórica foi cliente da MAG

02 de maio de 2022

A MAG Seguros, companhia de seguro de vida e previdência com mais de 185 anos de atuação ininterrupta no Brasil, conta com um grupo de trabalho especializado na memória corporativa. Uma das recentes descobertas foi a de mais uma personalidade da História do nosso país que contou com planos da empresa — à época, Montepio — para cuidar do futuro de sua família.

Antônio Teixeira da Rocha, também conhecido como Barão de Maceió, nasceu na cidade de Alagoas em 4 de abril de 1824. Esteve entre os pioneiros que estudaram na primeira Faculdade de Medicina do Brasil, na Bahia, fundada em 1808 (hoje, unidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia).

Atuou tanto como médico da Santa Casa de Misericórdia quanto da Casa Imperial brasileira, cuidando dos desassistidos e da nobreza. Durante os surtos de varíola e febre amarela, tão comuns no Rio do século XIX, destacou-se sempre pela abnegação com que os enfrentou.

Estas características o fizeram ser reconhecido pelo povo de Alagoas e eleito deputado geral (o mesmo que deputado federal atualmente), exercendo seu mandato na Assembleia Nacional de 1872 a 1878. Um ano antes de deixar a política, foi agraciado pelo imperador dom Pedro II com o título de barão de Maceió.

Antônio Teixeira da Rocha morreu na Corte em 29 de julho de 1886, deixando sua segunda esposa, Maria Feliciana de Lima, amparada pela pensão 1019 do Montepio Geral de Economia, a MAG Seguros na atualidade.