Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Inovação é a aposta da Liberty Seguros para crescer no Brasil

29 de agosto de 2015

Programa Direção em Conta, que utilizará uma tecnologia chamada telemetria

Programa Direção em Conta, que utilizará uma tecnologia chamada telemetria

A Liberty Seguros, subsidiária de um dos maiores grupos seguradores dos Estados Unidos, mantém sua aposta firme no Brasil e segue conquistando cada dia mas clientes com produtos inovadores. O anúncio mais recente foi o Programa Direção em Conta, que utilizará uma tecnologia chamada telemetria como ferramenta para determinar preço do seguro de automóvel, beneficiando motoristas que dirigem com segurança e de forma consciente.

“Temos investindo em inovação e na criação de produtos personalizados para atender as necessidades dos clientes e canais de distribuição. Começamos esse trabalho desenhando produtos customizados para pequenos empreendedores e, desde o ano passado, começamos a estender esse mesmo pensamento para os produtos de automóvel, residência e vida, a partir de um entendimento profundo das necessidades de seguro para cada perfil de consumidor. Os resultados dessas ações já começam a ser sentidos no mercado com a Liberty Seguros sendo reconhecida entre as 100 empresas mais inovadoras do Brasil, ocupando a 6a posição no setor”, afirma Carlos Magnarelli, CEO da Liberty Seguros. Veja abaixo a entrevista na íntegra.

Carlos Magnarelli, CEO da Liberty Seguros

Carlos Magnarelli, CEO da Liberty Seguros

Quais são as metas do grupo para 2015?

A Liberty Seguros tem três grandes prioridades em 2015: mix de produtos, entrega excepcional e desenvolvimento de pessoas. Nossa prioridade é desenvolver o portfólio de produtos da Liberty Seguros – que hoje tem a maior parte de sua carteira focada em seguros de automóveis –, com a oferta de um leque cada vez maior de soluções de seguros para pessoas e empresas. E como vamos conseguir isso? Desenvolvendo nossos canais de distribuição com investimentos num modelo de precificação cada vez mais inteligente e no relacionamento e treinamento dos nossos canais. Vamos manter e ampliar os investimentos para a entrega de uma experiência e atendimento excepcionais aos nossos clientes e corretores. Com investimentos em pessoas e tecnologia, fortalecimento do nosso sistema de gestão, que busca a melhoria contínua, empoderamento dos nossos funcionários para melhorarem d iariamente seus processos de trabalho.Para pessoas, nosso objetivo é desenvolver e reter talentos. Mantendo e melhorando cada vez mais o clima organizacional, além de desenvolver nossos talentos, investindo em todos os níveis hierárquicos. Para sabermos cuidar do cliente, é preciso cuidar de nós mesmos.

Quais segmentos são prioritários?

A Liberty Seguros tem grande foco no segmento de pequenos empreendedores, além do seguro de automóvel, que representa cerca de 80% do nosso faturamento. Somos pioneiros e reconhecidos pela especialização em produtos e investimos constantemente na customização de soluções para os nossos clientes. Um exemplo é a carteira de seguros para pequenos empreendedores. Fomos buscar as necessidades dos empresários e criamos coberturas e serviços que o ajudam a garantir a continuidade dos negócios em caso de algum incidente ou ocorrência. Os produtos foram criados a partir de pesquisas realizadas com clientes de diversos setores. Atualmente a nossa carteira conta com 24 produtos de nichos, voltados para pequenos negócios (riscos de 0 a 10 milh&o tilde;es de Reais). Nosso portfólio está dividido em soluções para comércio e serviços, totalizando 15 produtos como pet shop, cabeleireiro, bares e restaurantes, escolas, etc. Além disso, temos mais nove produtos para pequenas indústrias como indústria de metais, bebidas não alcoólicas, vinícolas e calçados.

Qual o potencial desse nicho?

Este é um segmento em forte expansão. De acordo com a Confederação Nacional de Comércio, o número de micro e pequenas empresas no Brasil mais que dobrou entre 2007 e novembro de 2014, chegando a quase 12,5 milhões, o equivalente a 84,9% das quase 15,5 milhões companhias registradas em todo o país. Vemos muitas oportunidades nas mulheres empreendedoras. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor de 2014, estudo global iniciado em 1999 e realizado mais de 100 países, as empreendedoras no Brasil comandam 48,3% de todas as empresas constituídas no país, sendo que 98% estão nos segmentos de pequenas e médias empresas. Além disso, mais de 43% dos brasileiros com idade entre 18 e 64 anos desejam se tornar empreendedores. Outro ponto importante é o perfil dos novos empreendedores que reforça uma mudança cultural, ou seja, 69% dos que decidem abrir um negócio, o fazem baseados na percepção de uma oportunidade de mercado, e não mais por necessidade, como a falta de emprego. Enxergamos muitas oportunidades nesse segmento, já que apenas 30% das pequenas empresas têm seguro patrimonial. Ainda há muito crescimento com esse público.

Algum deles se tornou estratégico em razão da crise do Brasil?

Há um plano B para o segundo semestre? Não houve mudança nos planos da companhia por conta do cenário econômico brasileiro. Seguimos com as iniciativas que foram definidas no nosso planejamento estratégico.

Quais os principais riscos que ameaçam as metas em 2015?

Se o atual cenário econômico se mantiver e a venda de automóveis 0km continuar a cair, é possível que o mercado fique mais concorrido. As seguradoras vão trabalhar na busca pela manutenção do market share de suas carteiras, gerando maior concorrência em relação a preços, o que pode prejudicar o setor, fazendo com que as seguradoras percam o fôlego para investir em serviços para o consumidor.

Como vê a consolidação do setor?

A cultura do seguro no Brasil ainda é pouco desenvolvida em comparação com outros países. Por conta disso, o mercado tem a função de comunicar aos clientes a importância, os benefícios e a tranquilidade de segurar as suas conquistas, seja automóvel, residência ou seu negócio. Este é um longo caminho a percorrer, mas existe uma evolução tímida dessa cultura. Vendo este cenário, a Liberty Seguros deseja estar mais próxima dos clientes para que eles sintam cada vez mais confiança no trabalho e na entrega que realizamos. Por conta disso, seguimos nossos investimentos com foco no atendimento excepcional aos nossos clientes e canais de venda, e buscando formas para aproveitar as oportunidades e tendências d este mercado. Em 2014, o mercado brasileiro de seguros cresceu mais que o Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 8%, e vai continuar crescendo. O mercado hoje representa 6% do PIB brasileiro. Há 15 anos, estava em 1%. De acordo com a SUSEP, o mercado registrou nos últimos cinco anos crescimento de 13,9%.

Em automóvel, qual a sua expectativa?

É mportante lembrar que apenas 30% da frota circulante brasileira têm seguro. Isso acontece pelo fato da cultura do seguro estar em desenvolvimento, fazendo com que os brasileiros ainda não percebam o valor de estar segurado. Há também o fator preço, pois algumas pessoas ainda acham que o valor é elevado, e existem consumidores que não conseguem absorver os custos de um seguro tradicional. Vemos nesse cenário uma oportunidade para o desenvolvimento de seguros obrigatórios, com foco em responsabilidade civil, que corresponde a 1/3 do valor do seguro convencional de automóvel. Essa é uma realidade em países desenvolvidos e também em alguns países que estão em fase de crescimento.

Tem olhado algo para comprar no mercado?

No momento, nosso objetivo é manter os esforços na satisfação dos clientes e corretores, e no desenvolvimento do nosso portfólio de produtos e canais de distribuição. Não temos planos de compra ou venda no curto prazo, mas estamos sempre observando as movimentações do mercado.

Fonte: Sonho Seguro