Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Implantação de plataforma oferece eficiência para plano de saúde

29 de julho de 2015

Com a ajuda da solução de Master Data Management (MDM) da Informatica Corporation, gigante da área de seguros centralizará seus sistemas em uma única plataforma, aumentando a eficiência do relacionamento com o cliente

Informatica Corporation

Sede da Informatica Corporation, líder independente número um em software de integração de dados

Desde 1990 no mercado, a Seguros Unimed está posicionada entre as maiores empresas do setor no país, contando com 36 produtos nos segmentos de Vida, Saúde, Previdência Social, Odonto e Seguros Patrimoniais. Com 6,1 milhões de segurados, a gigante passou a encontrar desafios tecnológicos quando decidiu que o cliente seria o foco central de sua estratégia e não mais os produtos de seu portfólio.

Seguros Unimed busca eficiência ao assumir o cliente como foco estratégico de negócios

Seguros Unimed busca eficiência ao assumir o cliente como foco estratégico de negócios

Antes de ir ao mercado em busca de uma solução, a empresa criou um comitê interno formado pela área de CRM – Customer Relationship Management e de Tecnologia a fim de definir as necessidades da empresa e os critérios de avaliação das ferramentas disponíveis.

Os principais desafios eram ter mais visibilidade do cliente e categorizar toda a base de dados em critérios diversos para que o relacionamento fosse o mais produtivo possível. A escolha da empresa foi pela solução de Master Data Management (MDM) da Informatica Corporation, líder independente mundial no fornecimento de software para integração de dados.

De acordo com a Seguros Unimed, os pontos principais da decisão foram a amplitude das soluções ofertadas, capacidade de integração com outros sistemas e facilidade de uso. “Transformamos nosso modelo de trabalho ao mesmo tempo em que a companhia agregou novos serviços e clientes, o que tornou impossível continuar evoluindo sem uma ferramenta automatizada”, afirma Henrique João Dias, superintendente de marketing e CRM.

O projeto de implantação do MDM visa continuar o plano de segmentação dos públicos, hoje, categorizados em seis diferentes níveis, porém com mais eficiência para as estratégias de relacionamento, trabalhando com modelos estatísticos baseados em clusters.

“A solução de MDM da Informatica permitirá a Seguros Unimed enxergar o cliente de tal sorte que possa praticar o cross-selling e o up-selling de forma assertiva”, afirma Francisco Casella, líder de MDM América Latina da Informatica.

O Master Data Management consolida, segmenta e organiza todos os dados, sejam eles internos ou de clientes. Esse processo garante a segurança de todas as informações, ajudando na difícil tarefa de administrar a diversidade de tecnologias e um volume imenso de dados, além de criar agilidade e credibilidade. Esse conjunto de ações consequentemente permite um relacionamento mais eficaz e pessoal com quem realmente importa: o cliente.

O projeto de MDM na Seguros Unimed será implementado ao longo dos próximos meses e se tornará uma plataforma de relacionamento com o cliente da empresa. “Com a otimização desse serviço, vamos dedicar mais tempo a inteligência da operação, o que certamente trará muitos ganhos para a companhia”, explica Henrique João Dias, superintende de Marketing e CRM da Unimed Seguros, ao afirmar que a expectativa da empresa é aumentar em 5% a receita atual da empresa com esse projeto.

Sobre a Informatica

A Informatica Corporation (NASDAQ: INFA) é líder independente número um em software de integração de dados. Empresas no mundo todo confiam nas soluções da Informatica para explorar seu potencial de informação e conduzir seus imperativos de negócios a um nível superior. O Informatica Vibe, primeira e única Virtual Data Machine (VDM) incorporável do setor, possibilita o exclusivo “Mapeie uma vez. Implante em qualquer lugar”. No mundo inteiro, mais de 5,5 mil empresas utilizam as soluções da Informatica para alavancar seus ativos de informação que vem de dispositivos móveis para mídias sociais, para big data on-premise, na nuvem e nas redes sociais.