Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

GRUPO BB E MAPFRE patrocina retrospectiva sobre Iberê Camargo

07 de fevereiro de 2016

Em cartaz no CCBB de Belo Horizonte até 28 de março, exposição reúne mais de 130 obras do artista entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes

1410470Reconhecida pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a melhor exposição retrospectiva em 2014, a exposição “Iberê Camargo: um trágico nos trópicos” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte reunindo 134 obras do artista, entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes especialmente selecionados pelo curador, professor e crítico de arte Luiz Camillo Osorio.

A mostra, que já passou pelo CCBB-SP, MAM Rio e CCBB-Brasilia, fica em exibição na cidade até o dia 28 de março, com entrada gratuita, e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

“Tão importante quanto apoiar a realização de projetos socioculturais é destacar sua relevância para a sociedade, compartilhando os benefícios com todos os nossos públicos e fortalecendo o posicionamento do GRUPO como uma empresa que acredita e investe na cultura”, afirma Gilberto Lourenço, diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

“Como seguradora, nosso papel é proteger as pessoas e os seus bens, mas esse posicionamento também envolve o cuidado com o desenvolvimento sociocultural que, para o GRUPO BB E MAPFRE, é considerado como um dos elementos fundamentais para a geração de valor à sociedade”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE.

Os trabalhos do artista dividem-se em dois eixos, sendo o primeiro entre as décadas de 1950 e 1970, que destaca a poética madura de Iberê e, o segundo, já no final da década de 1980 e início dos anos 1990, marcado por sua dimensão trágica.

Obras como Natureza Morta, da década de 1950 – período em que Iberê retornou da Europa para o Rio de Janeiro depois de estudar com mestres como Carlos Alberto Petrucci, De Chirico e André Lhote –, até as grandes e trágicas telas de sua última fase, nos anos 1990, que incluem as séries Ciclistas, As Idiotas e Tudo Te é Falso e Inútil, poderão ser vistas.

“O núcleo da exposição é o processo de amadurecimento da trajetória de Iberê, um dos maiores artistas da segunda metade do século XX; um pintor que brigou pela qualidade das tintas e, consequentemente, pela valorização das obras. Foi uma vida inteira dedicada à arte”, afirma o curador Camillo Osorio.

Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Autor de uma obra extensa, que inclui mais de 7 mil obras, entre desenhos, gravuras e pinturas pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê Camargo conquistou inúmeros prêmios e participou de diversas exposições internacionais, tais como Bienal de São Paulo, Bienal de Arte Hispano-Americana em Madri, Bienal de Veneza, Bienal de Gravuras em Tóquio, entre outras exposições importantes. Faleceu em 1994, deixando sua obra a Maria, sua esposa e companheira inseparável, cuja coleção compõe hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.

ACERVO DIGITAL

Além das obras em exposição no CCBB BH, o público pode acessar o Acervo Digital da Fundação Iberê Camargo (www.iberecamargo.org.br/acervodigital).  São 4 mil obras disponibilizadas em hotsite, com possibilidade de pesquisas cruzadas entre imagens e informações.

CURIOSIDADES

No hotsite, é possível conferir preciosidades, como um cartão de Natal que Iberê recebeu de Jorge Amado e Zélia Gattai e a troca de correspondência dele com o também artista Alberto da Veiga Guignard. Também um abaixo-assinado liderado por Iberê e enviado ao presidente das Organizações Globo na época, Roberto Marinho, criticando o fato de o jornal O Globo dar cotações “bom”, “razoável”, “sofrível”, às exposições de arte.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO “IBERÊ CAMARGO – UM TRÁGICO NOS TRÓPICOS”

Curadoria: Luiz Camillo Osorio | 134 obras entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes

Data: 27 de janeiro a 28 de março de 2016

Local: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450, Funcionários

Horários de visitação: De quarta a segunda, das 9h às 21h

ENTRADA GRATUITA

www.iberecamargo.org.br

Fonte:  CDN Comunicação Corporativa