Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Foi dado o pontapé inicial para o maior evento esportivo-estudantil do interior do Estado de Alagoas, começou a 23ª edição dos Jogos Escolares de Arapiraca. Pela primeira em toda a sua história, a abertura foi realizada no Ginásio de Esportes do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral I (Caeti-I), localizado às Margens da Rodovia AL-110, no bairro Arnon de Melo. O evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu diversos centros educacionais das redes pública e privada de ensino para a disputa de 14 modalidades esportivas, envolvendo mais de 500 profissionais e 3500 estudantes. Além dos alunos e alunas, a abertura contou com a participação de atletas de renome no cenário desportivo nacional, como o jogador de futebol Caíque Valdívia, os lutadores de jiu-jitsu e taekwondo Italo Ribeiro e Kevyn Nicolas, respectivamente, e a maratonista Carminha, que recentemente conquistou a corrida de Guadalajara, no México. Para um ginásio completamente lotado, aconteceu, ainda, mostras de ginástica rítmica e judô, com os alunos e alunas do Instituto Andrade. O juramento do atleta foi declamado pela estudante Maria Eduarda, da Escola de Ensino Fundamental Domingos Lopes da Silva, do bairro Canafístula. “Quando a gente consegue reunir escola e esporte, é a certeza que também está havendo aprendizado e muita união entre os munícipes. Serão 15 dias de atividades e que o espírito esportivo esteja sempre ao lado de todos vocês”, apontou a secretária Municipal de Educação, Eliete Barros. Estiveram presentes na ocasião, o secretário Executivo do Planejamento, Wagno Godez e o secretário Municipal de Esportes, Josenildo Souza.

27 de novembro de 2023

Ryan Charles / Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) deu mais um passo significativo ao encaminhar o plano de ação para adesão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), lançada pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura. Com a destinação de R$15 bilhões até 2027, a PNAB se destaca como a maior iniciativa cultural do Brasil, prometendo fortalecer a identidade nacional por meio do financiamento à cultura.

Aprovada em julho de 2022, a PNAB reflete uma conquista conjunta da sociedade artística, parlamentar e civil. Ao contrário de medidas emergenciais anteriores, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 1, a PNAB estabelece um olhar a longo prazo, incentivando os estados a criar editais e fomentos que impulsionem a cultura local.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca o plano como uma oportunidade histórica, e demonstra convicção nos impactos positivos que essa iniciativa trará para o estado.

“Estou confiante de que a implementação da Política Nacional Aldir Blanc será um sucesso aqui em Alagoas, seguindo o exemplo positivo da Lei Paulo Gustavo. Para nós, incentivadores culturais, a implementação de políticas públicas é o alicerce essencial para avançarmos em nosso trabalho de maneira contínua”, disse a gestora.