Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Estudantes da rede estadual são premiados nas Olimpíadas Alagoana de Química e Nacional de Ciências

04 de dezembro de 2023

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Estudantes da rede estadual participaram da cerimônia de premiação das olimpíadas Alagoana de Química (OALQ) e Nacional de Ciências (ONC), que aconteceu no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, foram premiados estudantes de escolas públicas e privadas de Maceió.

Pela rede estadual de ensino, estiveram presentes na premiação o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) – Unidade Capital e as escolas estaduais Eunice Lemos Campos, Geraldo Melo e Theonilo Gama, todas de Maceió.

Crescimento

De acordo com o coordenador das duas competições, professor Demetrius Morilla, do Ifal Campus Maceió, a participação e o desempenho da rede estadual melhoraram nos últimos anos.

“Na OALQ, o número de participantes da rede estadual cresceu cinco vezes quando comparado com a edição 2019, com destaque para presença cada vez maior das escolas do interior. Já na ONC, a olimpíada mais complexa do Brasil e que cresce exponencialmente a cada ano, tivemos 84 mil inscritos em Alagoas, com um aumento considerável de participantes da rede estadual”, informou Morilla.

Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na cerimônia, a titular da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), Anne Kelly Ferreira, e a Gestora de Rede da 13ª GEE, Edma Sotero, comemoraram o resultado.

“Parabenizo todos os medalhistas da OALQ e da ONC, em especial os da escola pública, cujo foco e dedicação fizeram com que a rede pública melhorasse seu desempenho nas duas olimpíadas”, observou Anne Kelly. “Fico muito feliz com o triunfo dos medalhistas e esse resultado também é consequência do engajamento de professores engajados e comprometidos”, complementou Edma.

Medalhistas 

O CPM Maceió somou 13 medalhas nas duas olimpíadas. Uma delas é de Maria Ritta Cândido, ouro na ONC. “Estou muito feliz por essa medalha, eu me esforcei bastante para conquistá-la. Sou muito grata à minha família e ao Colégio pelo apoio e pelos conhecimentos que adquiri”, disse a aluna do 6º ano do ensino fundamental.

Já Amalia Cruz, da Escola Estadual Eunice Lemos Campos, do Benedito Bentes, protagonizou a façanha de conquistar prata tanto na OALQ como na ONC. “Estas medalhas representam o meu esforço e também o empenho de nossos professores, em especial da nossa professora Raquel, que sempre nos motivou. Isso demonstra a qualidade da escola pública e o potencial de seus estudantes”, afirmou Amália.