Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Especialista alerta sobre compra de imóveis em leilão

14 de agosto de 2015

Família de Resende comprou casa há 4 anos e ainda não conseguiu mudar. 489 imóveis foram postos à venda em leilões da Caixa no estado desde 2013.

Clique na imagem e veja a reportagem da TV Rio Sul

Clique na imagem e veja a reportagem da TV Rio Sul

A casa própria é um desejo que nunca saiu do papel para o filho do senhor Gilmar. Ele comprou um imóvel em um leilão da Caixa Econômica no fim de 2011. Na época, sabia que uma família morava na casa. E com o título de compra e venda em mãos, decidiu entrar com uma ação de reintegração de posse.

“Eles moravam lá há 12 anos, e a família entrou com um pedido de usucapião. E o juíz deu a sentença a favor da família. Só que eu comprei o imóvel. Paguei. Eu tenho o direito ao imóvel“, explicou Gilmar Arcanjo de Oliveira, técnico em enfermagem.

Gilmar e o filho recorreram da decisão da justiça. Mas enquanto brigam nos tribunais, continuam pagando aluguel.

“Tá pagando R$ 700 de aluguel e o inquilino da casa não paga nada. O cara que tá morando na casa não paga nada, só água e luz. Não me arrependi não. Porque eu não fiz o negócio ilúcido, não fiz o negócio o escuro. Comprei o negócio com franqueza, com honestidade”, disse.

Uma situação muito comum. Os preços baixos atraem muita gente que acaba procurando os leilões na hora de comprar a casa própria. Um negócio que pode ser uma armadilha se o interessado não ficar atento a situação do imóvel.

Segundo um advogado, o primeiro passo para não cair em uma furada, é pedir ajuda de um profissional. Uma assessoria jurídica é importante para entender aqueles termos que, para quem nunca fez direito, parecem grego. Depois visite a casa ou apartamento que pretende arrematar. Veja as condições do imóvel e, principalmente: saiba quem é o ocupante.

“Se o ocupante da casa que você comprou no imóvel da Caixa Econômica Federal for a antiga pessoa que fez o financiamento, fica tudo mais fácil pra você conseguir a reintegração de posse”, explicou Edson Brasil, advogado.

De 2013 até agora, 489 imóveis foram colocados à venda em leilões da Caixa Econômica no estado do Rio. Mais da metade deles foram vendidos dessa forma. Muitos arrematados por menos da metade do preço que foram comprados. Mas, o que aparentemente seria um ótimo negócio, se colocado na ponta do lápis, nem sempre vale a pena.

“Mesmo que você tenha sucesso na ação de reintegração de posse, é um tempo que vai se demorar, pelo menos alguns meses, até que você realmente possa concluir o sonho da casa própria”, disse Edson.

Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde