Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Escola Nacional de Seguros qualifica corretores em todo o Brasil

02 de março de 2016

Uma das principais instituições vinculadas ao mercado de seguros no Brasil, a Escola Nacional de Seguros atua na qualificação e formação continuada dos profissionais do setor, incluindo os corretores de seguros. No ano que passou, por exemplo, foram formados cerca de 3.800 novos profissionais dessa categoria. Com cursos presenciais e on-line, a Escola é parceira de seguradoras, sindicatos e outras entidades ligadas ao segmento.

12787366_10204202080772456_1990028803_oEm meio ao cenário de crise, o presidente da Instituição, Robert Bittar, foi entrevistado pelo Seguro Notícias e confirmou que acredita que o futuro será próspero, pois a qualificação serve como motor na impulsão da indústria de seguros brasileira. Bittar também falou sobre a importância do corretor habilitado em todas as regiões e sobre outros assuntos do dia a dia da profissão. “Onde não tem médico, o curandeiro se instala. Se o corretor de seguros não está presente, alguém vai atuar como se fosse corretor”, destacou.

Confira entrevista na íntegra:

Seguro Notícias: O que o setor de seguros representa para o Brasil?

Robert Bittar: A importância deste setor para qualquer economia é muito grande, principalmente para o Brasil, um país em desenvolvimento. No aspecto econômico o mercado de seguros é um grande provedor de reservas de longo prazo. As reservas matemáticas servem como financiador da economia e o instituto “seguros” é um fator de estabilidade e inclusão social. Imagine uma indústria pegando fogo… nessa indústria você tem 500, 800, 1.000 funcionários. Se ela não tem seguro, todos ficarão desempregados. Olha aí um grande problema social criado!

Seguro Notícias: Para o público que ainda não conhece, como você definiria o trabalho de um corretor de seguros?

Robert Bittar: É uma figura que se qualifica tecnicamente para prestar serviços ao consumidor. É por isso que a gente considera que ele é um defensor do segurado. Ele fica intermediando entre o consumidor e fornecedor, mas essa intermediação atende aos interesses do consumidor e não da seguradora.

Seguro Notícias: Quem compra seguro de corretor não habilitado, quais riscos pode correr?

Robert Bittar: Ser mal orientado tecnicamente, não receber assessoria correta em caso de sinistro, não ter o respaldo jurídico do órgão fiscalizador e regulador, a Susep (Superintendência de Seguros Privados, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda). É exatamente a mesma coisa quando se compra um produto no camelô, não existe qualquer garantia.

Seguro Notícias: Quais são os serviços que a Escola Nacional de Seguros oferece?

Robert Bittar: A Escola Nacional de Seguros é quem pode prover a qualificação de quem se interessa em ser um corretor profissional e habilitado. Nós temos cursos on-line, presenciais, técnicos, de habilitação, além dos de nível superior, como a graduação e pós-graduação.

Seguro Notícias: Como o setor de seguros está reagindo diante da crise?

Robert Bittar: Mesmo com a crise estamos crescendo acima da média de outros mercados. O setor de seguros ainda tem muito espaço para prosperar e oferece oportunidades melhores do que outros já saturados.

Seguro Notícias: Para o corretor que ainda não é habilitado, qual é o atrativo principal para se habilitar?

Robert Bittar: A atividade de seguros hoje é muito estimulante ao ingresso de profissionais das mais diferentes áreas. O setor de seguros é um grande demandador de mão de obra qualificada, com oportunidades de carreira e ascensão profissional muito forte.

Repórter Márcio Anastácio