Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Detran/AL apresenta ações do Maio Amarelo em encontro nacional

03 de julho de 2023

Ascom / Detran/AL

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) marcou presença no 76º Encontro Nacional dos Detrans, que ocorre em Natal (RN) do dia 28 até esta sexta-feira (30). O evento reúne dirigentes dos 27 órgãos estaduais de trânsito no Brasil e busca promover um debate sobre a atualização da legislação de trânsito, questões técnicas para melhorias do setor e inovações tecnológicas na área.

A programação inclui fóruns, minicursos, painéis e palestras entre os conselhos e contou com a participação do Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, e representantes dos Conselhos Estaduais de Trânsito. O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Jonielson Pereira, foi o coordenador geral do evento.

Para Marco Fireman, presidente do Detran/AL, o encontro é uma ótima oportunidade para discutir pautas relacionadas ao trânsito com gestores de outros estados do Brasil. “Estar presente com outras autoridades e especialistas na área de trânsito é sempre motivo de muita alegria e entusiasmo. É um momento de troca de conhecimento, compartilhamento de ideias inovadoras para o setor e também de prestação de contas com as ações que cada órgão desenvolveu, afirmou Fireman

Ele ainda ressaltou que, durante o evento, o Detran/AL, mostrou que a campanha do Maio Amarelo foi um grande sucesso. “Isso mostra nossos esforços em fazer um trânsito cada vez mais seguro para todos. Esse é o nosso papel enquanto gestor: pensar no condutor, desenvolver ações educativas e aplicar políticas públicas que funcionem na prática para melhorar o trânsito no nosso país”, disse.

Com o tema “Proteger a vida é a única escolha: campanha e ações educativas do movimento Maio Amarelo em Alagoas”, o Detran/AL apresentou todas as ações realizadas pelo órgão durante o mês de maio. “Realizamos em média 4 ações por dia durante os 31 dias do Maio Amarelo, e tivemos algo inovador este ano: o 1º Seminário Nacional de Educação para a Segurança Viária. Isso é um marco para o Detran/AL”, afirmou Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran/AL. “A nossa gestão entende que as ações precisam ser contínuas e permanentes, e também serem vistas como pertencentes aos direitos humanos por ser algo que se trata de cidadania, já que segurança no trânsito é um dever e um direito de todos”.

Durante o evento, o Detran/AL coordenou o Fórum de Educação para o Trânsito e ainda promoveu o seminário “Educação para o trânsito na educação básica: soluções e desafios”, que teve como objetivo expor as dificuldades para implantar conteúdos referentes à educação no trânsito em salas de aula, e as estratégias para tornar isso possível. “Precisamos despertar na sociedade uma mudança de comportamento no trânsito, e essa mudança começa ainda na infância. Por isso, sempre procuramos incluir as crianças em nossas ações. Essa é uma das estratégias adotadas pela gestão do Detran/AL que tem o objetivo de disseminar, de forma rápida e eficaz, os cuidados necessários para garantir um trânsito mais seguro”, ressaltou Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL.

Também estiveram presentes no evento, representando o Detran/AL, Thiago Cassimiro, diretor administrativo; tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento, Fiscalização e Controle de Trânsito; Sérgio Oliveira, chefe de Planejamento da Fiscalização; Larissa Quintella, coordenadora da Assessoria de Comunicação; e Maria Luíza Lima, chefe de Gabinete da Presidência.