Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Cuidar com excelência: Hospital Maceió é o primeiro de Alagoas a permitir visita de 24 horas em UTIs

21 de novembro de 2023

Unidade de saúde, que integra a Hapvida NotreDame Intermédica, adota a presença de acompanhantes, em tempo integral, junto aos pacientes internados

Reconhecida como um local de pouco acesso e geralmente associada a problemas graves de saúde, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) costuma assustar pacientes e familiares. Mas, ao contrário do que possa parecer, a internação pode, aos poucos, ser ressignificada, e também ser sinônimo de acolhimento, bem-estar e cuidado.

É o que tem feito o Hospital Maceió, da Hapvida NotreDame Intermédica, ao se tornar a primeira unidade de saúde de Alagoas a permitir a visita de 24 horas em UTIs, o que significa que pacientes internados podem ter sempre um amigo ou familiar por perto.

Fundamentado em estudos e experiências de outros hospitais da Rede que já adotam a prática clínica, os benefícios são visíveis, tanto para os usuários e familiares, quanto para a própria equipe multidisciplinar da UTI.  A prática é, inclusive, uma recomendação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

“O atendimento prestado é de extremo cuidado técnico e humano. Acreditamos que essa é uma prática que preserva o direito à informação e à assistência à pessoa querida. Percebemos que os pacientes ficam mais tranquilos quando estão com um familiar por perto”, afirma o diretor médico do Hospital Maceió, Jackson Menezes.

Atualmente, a unidade conta com cerca de 16 pessoas internadas em UTIs adulto, neonatal ou pediátrica e que podem ser beneficiadas por esse tipo de cuidado.  Em nível nacional, esse número é de 1,5 mil pacientes distribuídos nos 66 hospitais da rede Hapvida NotreDame Intermédica que estão presentes em 53 cidades brasileiras e em todas as regiões do país.

Outros benefícios

Diminuição do tempo de recuperação e internação do paciente, redução do uso de certas medicações, em especial sedativos, e eliminação da angústia por notícias do ente querido são alguns dos principais benefícios proporcionados pela visita 24 horas em UTIs.

Durante a visita, todos os protocolos de higiene e segurança são seguidos, como o incentivo à lavagem das mãos e a exigência de o visitante estar em boas condições de saúde.

Sobre o Programa Apaixonados pela Vida

A visita estendida 24h integra o Programa Apaixonados pela Vida, que foi criado para proporcionar saúde integrada de qualidade e servir de forma acolhedora os pacientes da Hapvida NotreDame Intermédica. A iniciativa nasceu a partir da padronização de vários projetos de acolhimento que eram realizados nos hospitais da Rede e que ganharam abrangência de norte a sul do país.