Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Com queda nas temperaturas, risco de doenças cardiovasculares aumenta em até 30%

06 de junho de 2022

Exposição intensa ao frio provoca a contração dos vasos sanguíneos e sobrecarga no sistema circulatório, explica médico do Sistema Hapvida Maceió

Roupas aconchegantes e aquele café bem quente para espantar o friozinho. Com a queda nas temperaturas, muitas pessoas têm aproveitado o clima mais ameno para colocar em prática alguns rituais. Mas, para garantir o bem-estar, também é preciso ficar atento à saúde do coração nesta época do ano.

De acordo com a Associação Americana do Coração, a exposição ao frio pode aumentar em até 25% as chances de uma pessoa desenvolver arritmias e acidente vascular cerebral (AVC). Esse número pode ser ainda maior e chegar a 30% para o infarto, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Vasoconstrição: entenda o que é

O cirurgião cardiovascular do Sistema Hapvida Maceió, Dr. José da Silva Leitão, explica que isso acontece porque temperaturas mais baixas contribuem com a vasoconstrição, caracterizada pelo processo de contração dos vasos sanguíneos.

“Esse é um quadro favorecido, especialmente, quando observamos quedas de temperaturas muito acentuadas, acima de 10 graus. Idosos e pessoas que possuem fatores de risco, como cardiopatias, hipertensão e diabetes, devem ficar ainda mais atentos”, reforça.

Poluição

Outro fator que colabora para o aumento de casos de doenças do coração é a poluição. A baixa umidade e as frequentes inversões térmicas dificultam a dispersão de poluentes no ar, tornando-o mais tóxico e alterando a quantidade de oxigênio presente no sangue.

“Como consequência, há uma modificação na frequência cardíaca e a possibilidade de arritmias cardíacas”, resume o médico.

Dicas que ajudam a cuidar do coração

Para prevenir problemas cardíacos durante o frio, o especialista dá dicas simples que ajudam a cuidar do coração. Manter-se bem agasalhado e controlar o peso são fundamentais.

“Mesmo dentro de casa, é importante manter o corpo aquecido e não se esquecer das extremidades, pés, mãos e garganta. Também é recomendado manter uma alimentação leve e evitar alimentos muito calóricos ou gordurosos, pois eles são responsáveis pelo espessamento do sangue”.

 Confira outras dicas:

  • Controle a pressão arterial e, ao menor risco, procure um médico;
  • Evite esforços repentinos e exercícios intensos ao ar livre;
  • Mantenha a imunidade alta, tome bastante água e consuma alimentos ricos em vitamina A, C e E, como frutas cítricas, grãos e cenoura.