gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Associação beneficente da Allianz divulga relatório anual

13 de junho de 2017

A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA) divulga nesta terça-feira, 13 de junho, o seu relatório de 2016. A entidade, fundada em 1994, ofereceu ao longo do ano passado educação, educação-arte e educação socioemocional a 302 crianças, 210 adolescentes e 60 adultos por meio de três núcleos de atendimento, nove educadores multidisciplinares e em período oposto ao escolar.

“Entendemos que a oferta de oportunidades no campo educacional e da valorização da cultura não é um privilégio, mas sim um direito à cidadania. A ABA, portanto, promove mais que conhecimentos; promove cidadania e inclusão”, afirma Rose Oliveira, diretora de Projetos Sociais da ABA.

Tendo como diretriz pedagógica o processo conjunto de construção do conhecimento, o trabalho da associação é baseado em duas linhas, a “pedagogia de projetos” e o “programa de desenvolvimento socioemocional”. Enquanto o primeiro emprega a capacidade da criança e/ou adolescente de selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo e gerenciar confronto de ideias para atingir um propósito, o segundo sistema utiliza técnicas de reconhecimento das emoções e as formas como esses sentimentos influenciam os atos.

“Na escola, a gente aprende português, ciências e matemática. Aqui [na ABA], a gente aprende o respeito às outras pessoas. A ABA representa o meu futuro”, diz Issac Ferreira, de 10 anos e cinco anos que frequenta a associação.

Com a missão de gerar oportunidade de crescimento pessoal e social por meio de ações socioeducativas e, assim, transformar os potenciais em competências, a associação mantém o “Núcleo Infantil de Expressão Artística Vida Nova” (4 a 6 anos); “Núcleo de Convivência Socioeducativo Vida Nova” (6 a 15 anos e adultos até a terceira idade); e “Núcleo de Inovação Digital Vida Nova” (15 a 18 anos). Acesse o relatório e confira a rotina e as atividades de cada um deles, que também contam com iniciativas especiais.

Ações que marcaram 2016

 Mostras de Artes Visuais, Digitais e de Dança inspiradas nas obras de Mondrian

(1º semestre)

O objetivo era que crianças e adolescentes manifestassem questões relacionadas à inversão de valores, busca da felicidade e transformação da realidade. Foram produzidas 442 obras a partir do abstracionismo geométrico do pintor, elaborados livros digitais com conteúdo que expressavam como os alunos gostariam que a Comunidade viesse a ser no futuro e houve apresentação de coreografia, no Teatro Flávio Império, em Cangaíba, inspirada na ideia de que “é possível transformar o que não gosta”.

Mostras de Artes Visuais, Digitais e de Dança com referências de Tomie Ohtake, Alfredo Volpi e Antônio Bandeira

(2º semestre)

As três foram realizadas sob o tema “Quintal Mágico” – tudo o que se quer ver incorporado à sua realidade. Além dos desenhos e pinturas em papel, a Mostra de Artes Visuais contou, pela primeira vez, com obras em telas. Na sala da Mostra de Artes Digitais, foi exposto um carrinho montado com material reciclado e equipado com motor e pilha e um computador exibia os primeiros resultados de um catálogo digital em processo, que pretende reunir todas as obras já produzidas na ABA. Para a Mostra de Dança, no Teatro Flávio Império, figurinos, adereços e coreografias apontavam para desejos que parecem ser consenso entre as crianças: espaço ao ar livre para brincar e convivência comunitária pacífica.

 

Programa de Ações Sustentáveis – projeto Descarte Bem

O Núcleo Digital saiu a campo para fazer pesquisa com 140 moradores da Comunidade Santa Rita. Os adolescentes questionaram moradores para investigar as razões para o descarte de lixo em lugar inapropriado. As conclusões foram transformadas em materiais para a Mostra de dezembro (acima).

Jornada sobre o autismo

A psicóloga educacional Jennifer Greene falou sobre o distúrbio, aplicou exercícios práticos e realizou conversas particulares com famílias atendidas pela associação. Participaram representantes das Unidades Básicas de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil e de escolas públicas da região.

Vivência Fazenda Massaranduva

O ambiente rural trouxe experiências aos participantes, como trilha ecológica e ordenha de vacas, além de exercitar a cooperação mútua, a responsabilidade e a autonomia, em um fim de semana longe de casa.

My Finance Coach

Profissionais da Allianz aplicaram o módulo “Compras” do programa de educação financeira. Diferenciar necessidade e desejo é um dos pontos principais, quando se fala de economia, para a faixa etária atendida pela ABA.

Ação solidária

Depois de receber, em doação, cobertores utilizados em evento no Allianz Parque, a ABA decidiu doá-los a instituições que atendem moradores em situação de rua e moradores de asilos

Programa de desenvolvimento estudantil e profissional

Em parceria com o CIEE, visa aprimorar as chances de inserção profissional dos adolescentes. As aulas aconteceram on-line e presencialmente; 25 jovens de escolas públicas da região concluíram o programa.

Torneio de xadrez

O jogo aprimora o pensamento estratégico e a interação social. Muitas crianças e adolescentes atendidos pela ABA apresentam interesse pelo xadrez e o torneio, realizado nas categorias feminina e masculina, teve duas edições durante o ano.

Fonte: Virta

 

ALE