Josenildo Torres / Ascom Sesau
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará duas ações itinerantes nesta terça-feira (24), com o propósito de cumprir a principal missão: salvar vidas. Em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, a coleta de sangue será das 8h às 16h. Já em Rio Largo, também das 8h às 16h, o Hemoal promoverá o cadastro para doação de medula óssea no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Já para se candidatar no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome), cujo transplante salva pessoas acometidas pela Leucemia, é exigido também ter boa saúde, e idade entre 18 a 35 anos, conforme portaria do Ministério da Saúde (MS).
As exigências são regidas com base em estudos científicos, conforme destaca a gerente do Hemoal Verônica Guedes. “No caso da doação de sangue, os voluntários também não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto à doação de medula óssea, especificamente, os voluntários não podem ter histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, como o Lúpus”, informou.
UNIDADES PRÓPRIAS
Além das ações itinerantes, o Hemoal conta com postos fixos na capital e no interior do Estado, seja para doar sangue ou para se cadastrar como doador de medula óssea. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h. Há também a unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h.
Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, bem como, aos sábados, das 7h às 17h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.