gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Você sabe o que a cobertura do seguro do seu carro oferece em viagem?

25 de dezembro de 2018

Por Enio Greco /Estado de Minas

Foto: Welcomia Freepik

Fim de ano combina com festas, férias e, consequentemente, viagens. E o brasileiro ainda é aquele tipo de cidadão que curte colocar o carro na estrada e sair com a família em busca do tão merecido descanso. Só que antes de se aventurar por nossas rodovias é preciso ficar atento a detalhes importantes, como a revisão do carro e esclarecimentos sobre a cobertura do seguro automotivo. Já pensou se durante a viagem o carro tem um problema e você descobre que não tem direito a reboque? Ou pior, se acontecesse um acidente e o seguro não disponibiliza carro reserva em viagem? Confira alguns cuidados para não ser pego de surpresa.

É claro que a primeira providência que deve ser tomada é em relação à revisão do carro, feita preferencialmente com alguns dias de antecedência. É preciso verificar o óleo do motor, o sistema de arrefecimento, os freios, suspensões, o alinhamento da direção, o sistema elétrico e a condição dos pneus. Tudo para reduzir o risco de problemas e garantir a segurança da família.

E olha que mesmo assim os imprevistos estão sempre à espreita e um simples acidente pode comprometer o funcionamento do carro e a viagem da família. Por isso, não dá para contar com a sorte e torna-se de extrema importância ter um seguro automotivo com assistência 24 horas. Mas é preciso ter conhecimento das cláusulas e serviços oferecidos na apólice do seguro, para evitar dissabores e surpresas desagradáveis.

Foto: Divulgação

A ComparaOnline, marketplace de comparação de seguros e créditos, fez um levantamento de quais os cuidados devem ser observados para evitar transtornos. “No momento da contratação e antes de viajar, é preciso verificar se o serviço de assistência 24h está incluso no seu seguro e se contempla guincho, auto-socorro e transporte alternativo em caso de pane do veículo”, explica Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline. Ele lembra ainda que é importante verificar a quilometragem de guincho contratada, para evitar custos com excedente em caso de pane.

TERRITÓRIO NACIONAL Só na hora do aperto é que alguns questionamentos são feitos e aí já é tarde demais e a dor de cabeça será certo. Uma dúvida frequente, por exemplo, é se o seguro estende a cobertura para viagens nacionais e internacionais. De acordo com a ComparaOnline, os seguros regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) oferecem cobertura em todo território nacional e não é necessário avisar a seguradora antes de ir viajar, mesmo que seja de longa distância.

CARTA VERDE Os serviços também disponibilizam cobertura para o países do Mercosul, desde de que seja contratado o RCF – Carta Verde, um seguro de responsabilidade civil obrigatório neste tipo de viagem, que dará cobertura para veículos e bens danificados pelo carro segurado. No caso de viagens internacionais, o corretor deve ser avisado sobre o trajeto, para garantir todas as informações e contatos necessários caso algo aconteça. E se for preciso usar o seguro nesta situação, é só ligar para o corretor para que ele tome as providências.

SERVIÇO 24 HORAS Tem gente que acha que todos os seguros contam com cobertura de guincho. Mas nem sempre é assim. Algumas seguradoras oferecem seguro sem assistência 24 horas, que muitas vezes é considerado serviço adicional. E mesmo quando o segurado paga por essa opção, é preciso verificar qual a distância que está sendo contratada, pois a assistência com quilometragem ilimitada, geralmente, é bem mais cara.

CARRO RESERVA As apólices mais completas geralmente oferecem o carro reserva, o que permite que a viagem de férias não seja interrompida em caso de pane ou acidente com o veículo. O serviço é opcional e pode ser solicitado pelo segurado na hora de cotar o seguro.

HOSPEDAGEM O segurado pode contar também com a estadia em hotéis enquanto aguarda o conserto do veículo, caso o mesmo apresente problemas durante a noite, por exemplo, e não haja possibilidade de arrumá-lo até a manhã do dia seguinte.