Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Visa leva os pagamentos seguros à Internet das Coisas

23 de fevereiro de 2016

Companhia anuncia facilidades para fabricantes de wearables e montadoras, que agora podem trabalhar de forma integrada soluções Visa para pagamentos seguros

wearablesVisa, Honda, Verifone e ParkWhiz apresentam aplicativos que permitem que os carros ‘paguem a conta’

A Visa Inc. (NYSE:V) anunciou hoje, durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona (Espanha), a expansão do programa Visa Ready, para incluir empresas de IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas), como fabricantes de wearables (dispositivos de vestir), automóveis, eletrodomésticos, roupas e de quase qualquer tipo de dispositivo conectado, além de prestadores de serviços de transporte público. As empresas de IoT, um segmento emergente, vão se juntar a fabricantes de dispositivos móveis, incluindo os fornecedores de POS, para aceitação de pagamentos móveis (mPOS), fabricantes de dispositivos com tecnologia móvel NFC e outros parceiros de tecnologia no programa Visa Ready.

O Programa Visa Ready oferece às empresas um caminho homogêneo para a integração de pagamentos seguros em seus produtos e serviços. Seus parceiros têm acesso às melhores práticas, ferramentas e recursos da indústria, e ao Visa Digital Enablement Program (Programa de Habilitação Digital da Visa ou VDEP), que inclui acesso rápido ao Visa Token Service (VTS), uma tecnologia de segurança inovadora, que permite a realização de pagamentos móveis e digitais seguros em qualquer lugar que disponha de internet.

A tecnologia móvel está acelerando as mudanças na indústria de pagamento, ajudando a abrir novas possibilidades para uma geração de consumidores que, cada vez mais, utiliza dispositivos conectados para gerenciar suas finanças, comprar, pagar e receber pagamentos. Segundo a Cisco, o número de dispositivos IoT deve chegar a 50 bilhões até 2020, oferecendo uma oportunidade imensa para a integração de pagamentos seguros em praticamente qualquer tipo de produto.

“Cada vez mais, os consumidores estão utilizando eletrodomésticos inteligentes e dispositivos conectados para facilitar a vida” diz Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa Inc. “Ao adicionarmos pagamentos a esses dispositivos, transformamos praticamente qualquer conexão de Internet em uma experiência de comércio – tornando os pagamentos seguros mais fluidos e, em última análise, mais acessíveis a comércios e consumidores”.

Os primeiros parceiros IoT a aderir ao Programa Visa Ready focarão em pagamentos para wearables e automóveis. . Entre os primeiros parceiros estratégicos para wearables estão empresas como Accenture, Coin, G&D, FitPay e Oberthur, que trabalharão com fabricantes de dispositivos, como Athos, Chronos, Intel e a família de smartwatches Pebble Time para integrar pagamentos seguros em dispositivos de consumo e conquistar a certificação Visa Ready. Para promover ainda mais o comércio baseado em carros, a Visa também passa a oferecer várias soluções de pagamento digital relacionadas, entre as quais, novos padrões para Bluetooth (BLE) e códigos QR que ajudarão a expandir a oferta de pagamentos móveis a comércios e consumidores, em qualquer ambiente.

Comércio em carros conectados

Mais-investimentos-para-carros-conectados-na-Europa1Estima-se que, até 2020, 250 milhões de veículos conectados estarão nas ruas**, fazendo dos carros conectados um elemento significativo da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). De maneira inovadora, durante o MWC, a Visa demonstra o comércio baseado em carros, mostrando como os pagamentos feitos pelo carro podem simplificar o processo de pedidos em restaurantes de serviço rápido. Por meio de testes e pesquisas contínuas, a Companhia tem desenvolvido os pagamentos via carro ao longo dos últimos anos, mostrando como simplificar o processo de locação ou compra de carros, ou até mesmo a gestão de serviços como seguros automotivos ou pedágios diretamente do banco do motorista.

Em parceria com a Honda, a Verifone e a ParkWhiz, a Visa demonstrará provas de conceito de aplicativos para combustível e estacionamento durante todos os dias do MWC (Hall 6, Estande 6D40). Desenvolvidas pelo Honda Developer Studio e totalmente integradas à unidade principal da Honda, as provas de conceito dos aplicativos para combustível e estacionamento trarão mais simplicidade e conveniência a serviços e atividades que os consumidores utilizam e realizam todos os dias. Os dois aplicativos utilizarão o Visa Token Service e disponibilizarão o Visa Checkout, serviço de pagamento on-line da Visa, oferecendo pagamentos simples, com apenas um toque. Entre as funcionalidades adicionais estão:

· Aplicativo para combustível: Pague o combustível com um clique, sem sair do carro. O aplicativo detecta quando o nível de combustível está baixo e indica os postos mais próximos. Assim que o carro estaciona na bomba, o aplicativo detecta quanto combustível será necessário para completar o tanque e calcula seu custo. O motorista pode ainda fazer compras na loja de conveniência com total integração com seus programas de desconto e fidelidade/recompensas. Este app está integrado com o sistema de POS da Verifone na bomba, e possibilita uma experiência contínua ao consumidor.

· Aplicativo para estacionamento: Estacione seu carro, aperte o botão ‘estacionar’ no aplicativo e saia. Criado em parceria com a ParkWhiz para uso de vagas em estacionamentos particulares, o aplicativo ajuda a garantir que o motorista só pagará o tempo devido, evitando cobranças incorretas. Ao término do período de estacionamento, o tempo de uso e o valor a ser pago são mostrados no painel do carro, e o motorista só precisa apertar um botão para completar a transação.

“A noção de transformar o carro em uma plataforma de pagamento não é tão remota quanto algumas pessoas imaginam, e tivemos muitos progressos desde que introduzimos a ideia há um ano”, diz Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa Inc. “O trabalho com a Honda no teste desses protótipos nos deixa um passo mais perto de ter isso como uma realidade comercial, algo que, em nossa opinião, oferece oportunidades espetaculares a todos os participantes dos ecossistemas de pagamento e automotivo”.

“Este projeto demonstra como os aplicativos podem realmente transformar a experiência com o carro e, em paralelo, criar novas oportunidades para as montadoras”, diz John Moon, líder de relações com desenvolvedores do Honda Developer Studio.

“Na ParkWhiz, estamos bastante focados na criação de experiências de estacionamento fluidas e, claro, seguras, para os motoristas”, diz Aashish Dalal, CEO da ParkWhiz. “Livrar os motoristas da necessidade de pegar comprovantes de estacionamento ou de fazer os pagamentos no caixa é um passo gigante rumo a uma experiência fluida, e um grande ganho para os motoristas. A ParkWhiz está muito feliz com a parceria com a Visa nesta inovação revolucionária.”

* Fonte: Cisco