gratta-180x90

Seguro Notícias

O seu portal de seguros

Viagem de férias: veja dicas para cuidar da saúde

19 de junho de 2017

Na preparação para uma viagem de férias, os cuidados com a saúde não podem ficar de lado. A MAPFRE Assistência, responsável pelo atendimento do SEGURVIAJE – produto da MAPFRE que oferece um conjunto de serviços de emergência e comodidade durante viagens -, traz algumas dicas para garantir que o passeio aconteça de forma tranquila, confortável e sem surpresas.

Em caso de viagens mais longas, é sempre bom consultar o médico para realizar um check-up completo e um dentista para certificar-se da saúde bucal. O turista também deve pesquisar as vacinas obrigatórias exigidas no país de destino e portar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). As informações podem ser obtidas no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br/viajante/).

“Também é importante ficar atento às escalas. Os Estados Unidos, por exemplo, não exigem a vacina contra febre amarela, no entanto, se por algum motivo o passageiro fizer escala no Panamá e cruzar os portões de embarque, ele deve ter em mãos a CIVP”, lembra Almir Fernandes, presidente da MAPFRE Assistência.

Outra dica importante é para turistas com alguma necessidade especial:  é preciso comunicar a companhia aérea com antecedência, informando qual a condição de saúde e quais os cuidados que devem ser tomados.

Durante o passeio, é importante atenção com a alimentação local, buscando conhecer o modo de preparo e os ingredientes usados nas comidas típicas. Cuidados com a pele e visão também são indispensáveis, o viajante deve aplicar regularmente protetor solar e repelente de insetos e levar óculos escuros.

CONFIRA DICAS DA MAPFRE ASSISTÊNCIA

 

O que levar na mala de mão:

–        Atestado de vacinas.  Em casos de viagens internacionais, para determinados destinos, o passageiro deve portar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a vacinação contra a febre amarela e outras doenças;

–        Prescrição médica com permissão para viajar em casos de doenças crônicas ou cardíacas, por exemplo. Neste documento deve conter a descrição da condição médica do paciente, cuidados necessários e a relação de medicamentos que fazem parte do tratamento;

–        Seguro Viagem. A aquisição de um seguro viagem é fundamental para que o viajante aproveite ao máximo as atrações locais e conte com serviços especializados caso ocorra algo que não estava no roteiro original, desde o atendimento a pequenos acidentes até internações hospitalares provocadas pelos motivos mais diversos. Para viagens à Europa, o seguro viagem é obrigatório em 30 países que compõe o Acordo de Schengen:  todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (IslândiaNoruega e Suíça). LiechensteinBulgáriaRoménia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.

 Kit de medicamentos e primeiros socorros:

–        Protetor Solar

–        Repelente

–        Termômetro

–        Antitérmicos

–        Analgésicos

–        Antiácidos

–        Antisséptico

–        Algodão

–        Esparadrapo

–        Gaze

–        Medicamentos de uso continuo (quantidade necessária para o período de viagem)

O viajante deve sempre consultar um médico para obter a recomendação dos medicamentos que pode levar na bagagem.

Fonte: CDN

ALE