Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Verão Massayó valoriza artistas locais com apresentações diárias no espaço Maceió é Massa

06 de janeiro de 2023

Verão Massayó valoriza artistas locais com apresentações diárias no espaço Maceió é Massa
Grupo Baiana de Ganga Zumba apresentou toda a sua tradição e artes para maceioenses e turistas no Espaço Maceió é Massa. Foto: Jon Lins / Secom Maceió
A programação do Verão Massayó além de agregar e preservar a multiculturalidade local, também valoriza os artistas do município que levam ao palco do Espaço Maceió é Massa, na Ponta Verde, estilos do MPB ao Rock. A iniciativa da Prefeitura, lançada pelo prefeito JHC, segue destacando o trabalho dos produtores de arte, uma ferramenta importante para o desenvolvimento da economia criativa na cidade, além de impulsionar toda a cadeia produtiva de criação artística da nossa terra.

Com a instalação da arena no estacionamento antigo Alagoinhas, na região do Marco dos Corais, maceioenses e turistas podem contemplar as apresentações dos grupos de quadrilha, coco de roda, bumba-meu-boi, trio pé-de-serra, maracatu, violino, zumba, shows de rock, MPB, axé, pagode, frevo e programação kids.

Em uma das tardes do Verão Massayó, foi possível presenciar algumas pessoas interrompendo uma saudável caminhada e o banho de mar para curtir a apresentação de fitdance.

Felipe Café é professor de dança e não escondeu a felicidade ao ver o trabalho ser reconhecido e valorizado na plataforma idealizada pela Prefeitura de Maceió. “Para a gente que ama o que faz, ser valorizado dessa forma é muito especial, sabemos que estamos no caminho certo.  Não tem preço ver a energia das pessoas curtindo, dançando e elogiando o meu trabalho, tudo graças ao apoio da prefeitura”, destaca.

Além de chamar a atenção dos maceioenses, os turistas ficam encantados com a promoção à cultura local. Foi o caso de Juliana Delfiago e Reinaldo de Castro, de Anápolis, em Goiás.

“Adoramos viajar e conhecer a cultura de outros lugares. Era um sonho conhecer Maceió e vimos que a diversidade cultural é imensa, ao mesmo tempo que ouço forró, também vejo uma apresentação de violino. É mais um estímulo para que venhamos mais vezes à cidade”, diz Juliana.

Visibilidade – Com o pôr do sol na orla mais bonita, o grupo Baiana de Ganga Zumba mostrou toda arte aos turistas e maceioenses. Carlos Gilberto é coordenador e mestre do grupo há 23 anos. Para ele, a parceria com a gestão municipal está sendo proveitosa porque enaltece e dá visibilidade a todos os grupos.

“Em nenhuma gestão essa aproximação com o público aconteceu, muita gente ainda não conhece os grupos culturais do município e agora está aproveitando essa oportunidade”, afirma.

Brena Carla é uma das dançarinas e pretende passar essa tradição de geração em geração. “Meus filhos amam me ver nas apresentações e estão querendo participar. É gratificante quando pisamos nesse palco, só em ver o sorriso das pessoas já me contagia. Sou feliz aqui no palco e só agradecimentos a este apoio e atenção dada pelo prefeito JHC na criação do festival” conta.

De acordo com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), 95% dessas programações são compostas pelos fazedores de arte do município inscritos nos editais de incentivo à cultura. Estão disponíveis quatro editais de credenciamento, permanentemente abertos – um deles, inédito no município: para DJs, músicos solos e instrumentistas. Estes editais reúnem artistas de diversas áreas e formam um mecanismo que avalia propostas culturais democraticamente.