Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Vendas de seguro para smartphones têm crescimento

14 de janeiro de 2016

smartphone_internet_625No Brasil e no mundo, tem se tornado cada vez mais comum, a compra de uma apólice de seguro para smartphones. Esse fenômeno tem sido observado desde 2013, mas se intensificou nos 2 últimos anos. Entenda por que isso vem ocorrendo e saiba algumas dicas que podem ajudar você a se decidir pela compra ou não do seguro e dicas para evitar problemas no contrato.

Por que esse aumento tem ocorrido?

O que tem ocorrido é que a venda desse seguro está sendo impulsionada pelo aquecimento desse mercado e pela disseminação do seguro no país. Uma recente pesquisa da consultoria IDC (International Data Corporation) mostra que entre os meses de abril e junho do ano passado, cerca de 15 milhões de telefones celulares foram adquiridos no país. Destes, 54% eram smartphones e 46% celulares tradicionais. Este estudo também aponta que as vendas de smartphones cresceram 110% em relação ao mesmo período do ano passado.Somando-se a isso, atualmente, o Brasil é o segundo país em número de roubos de smartphones no mundo. Segundo pesquisa feita pela empresa suíça de soluções de segurança F-Secure, os proprietários brasileiros de dispositivos móveis só não correm mais riscos de roubos e assaltos do que os indianos.

Além disso, é sabido que como os aparelhos de ponta como iphone e samsung S5 estão custando mais de 2mil reais, um seguro pode vir a calhar. Mesmo que seu aparelho seja o melhor celular do mundo ele ainda é suscetível a quedas, acidentes aquáticos e vários outros problemas. E ninguém quer perder assim 2 mil reais da noite para o dia, não é verdade?

Como e quando o seguro é acionado?

Se o seu aparelho for levado, o primeiro passo é entrar em contato com a operadora de telefonia para comunicar o ocorrido e solicitar o bloqueio do aparelho. Em seguida, é fundamental a realização de um Boletim de Ocorrência para a comunicação do crime.O acionamento da seguradora deve ser a terceira providência do dono do aparelho sinistrado. Para acionar a apólice de Roubo e Furto Qualificado de celular, o cliente deve enviar para a seguradora uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência, uma cópia autenticada da Nota Fiscal do aparelho e do B.O. e uma declaração do segurado descrevendo como aconteceu o roubo/furto.

Em caso de quedas, ou outros acidentes com o aparelho, o ideal é prontamente entrar em contato com a seguradora e informar o ocorrido.

Dicas para escolher o seguro do celular

Muitas empresas têm desenvolvido planos de cobertura específicos para proprietários de smartphones e tablets. Com a disseminação de inúmeros modelos de aparelhos, grandes varejistas e operadoras estão se aliando a seguradoras conhecidas para atrair a atenção do público para esse novo tipo de produto.Algumas dicas podem soar básicas, mas ajudam bastante:

– É preciso ter em mente que problemas no aparelho, como quebra da tela ou descargas elétricas, por exemplo, não são cobertos pelo contrato básico. Para garantir o conserto ou troca do celular, nestes casos, é preciso incluir no contrato as demais coberturas que são oferecidas, como o dano acidental e elétrico.

– Leia atentamente o contrato. Nenhum seguro de celular cobre o chamado furto simples. Que é aquela coisa quando você está em um restaurante, deixou o celular em cima da mesa e quando percebeu não estava mais lá. As pessoas que vão contratar um seguro têm que ter a consciência clara do que ele cobre. Isso evita a surpresa de um evento que não está coberto

– O contrato não exige período de carência; é instantâneo. E a franquia, em geral, costuma ser a mesma para todas as seguradoras: 25% do valor de mercado do produto. Pode ser contratado na aquisição de um novo aparelho, assim como separadamente, desde que o aparelho tenha até dois anos de uso. Ao aderir ao seguro, algumas operadoras inscrevem ainda o segurado em sorteios mensais de R$ 10 mil, pela Loteria Federal

Vale a pena ter seguro?

É bem difícil responder a essa questão.Com o aumento de ofertas de planos de seguros, a tendência é de redução nos preços em alguns anos, como acontece em qualquer tipo de mercado. Cabe a você usuário, colocar na ponta do lápis, se vale mesmo a pena investir para assegurar seu caro smartphone.
Website: http://celular.pro.br

Fonte: Dino