Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Uma ideia que virou prêmio, e cresceu com o tempo

09 de maio de 2015

premio sincorO ano era 2010 e o presidente do nosso Sindicato dos Corretores de Seguros em Alagoas era o meu amigo Nelson Peixoto Feijó Filho. Tínhamos ouvido falar que os nossos vizinhos de Pernambuco realizaram com sucesso um prêmio de jornalismo para mostrar o cotidiano e os detalhes da nossa profissão. Procuramos o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas com essa ideia na cabeça. Fomos muito bem recebidos e conquistamos o apoio não apenas da entidade, mas de toda a imprensa. Foi assim que surgiu o Prêmio Sincor de Jornalismo Alberto Marinho, que, por sinal, recebeu esse nome como forma de homenagear o profissional mais antigo no mercado de seguros em Alagoas.

Criado em conjunto com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e a Escola Nacional de Seguros (Funenseg), o prêmio permitiu que a imprensa e toda população conhecessem os detalhes do dia a dia da nossa categoria profissional e do mundo dos seguros.

“A indústria do Seguro como fator de desenvolvimento urbano, social, econômico e ambiental no Estado de Alagoas” foi primeiro tema que lançamos e nos surpreendemos com a excelente repercussão. Depois da gestão do meu amigo Nelson, voltei a ser presidente do Sincor e mantive o prêmio na busca do mesmo ideal e focando na carreira profissional. “A importância do corretor no contexto dos benefícios sociais, materiais e econômicos do seguro”. Depois desse vieram outros temas, sempre no sentido de assegurar o melhor entendimento do mundo dos seguros. Com esse projeto muitos mitos foram derrubados por terra graças ao bom trabalho que é desenvolvido em Alagoas.

Foi com o Prêmio Sincor de Jornalismo Alberto Marinho que surgiram reportagens importantes sobre os esquemas surgidos com os chamados seguros piratas; também foi com trabalhos inscritos que os alagoanos entenderam o funcionamento do DPVAT; e mais pessoas entenderam a importância da proteção de seus veículos com as inúmeras matérias publicadas e exibidas que mostraram que motorista prevenido é aquele que tem o seguro de automóvel. Isso sem contar que a categoria recebeu uma valorização maior e passou a ter ainda mais prestígio junto aos profissionais da imprensa.

Relembro essa história, para ilustrar que essa excelente iniciativa chega ao sexto ano já tendo distribuído mais de R$ 50 mil em prêmios. O Sincor, através de seu atual presidente, Edmilson Ribeiro Silva, anunciou para o próximo dia 19 o lançamento da nova edição.

Foi por isso tudo que ao longo do tempo o nosso modelo de premiação foi exportado para outros estados e recebe cada vez mais destaque nacional, inclusive com o reconhecimento das próprias seguradoras – que fazem questão de enviar representantes para cerimônia de premiação. Destaco e comemoro a chegada do prêmio em 2015, especialmente por ter participado de toda essa história de sucesso, bem como aproveito para convidar os jornalistas a mergulhar ainda mais nas boas histórias que o mundo dos corretores de seguros é capaz de produzir para o bem de toda sociedade.