Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Ufal retoma contratações por importação pelo Setor de Compras

16 de fevereiro de 2023

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está estruturando o Setor de Compras para voltar a fazer contratos por importação. “Esses processos não eram feitos na Ufal desde 2015, estamos retomando contratações internacionais que atendem principalmente a compra de equipamentos mais sofisticados para pesquisas”, informa José Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).

Para reestruturar o setor, o primeiro passo foi a contratação de curso para os servidores que vão ficar envolvidos nestas compras internacionais. “Este ano, designamos a servidora Lícia de Almeida para ficar responsável por esse tipo de contratação. Ela já tem experiência bem sucedida e vai colaborar para formar outros membros da equipe”, destaca Edson.

A experiência de Licia de Almeida aconteceu no ano passado, quando ela colaborou com uma grande compra da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília. A eficiência da servidora foi reconhecida e ela voltou a Brasília para auxiliar com conhecimento técnico na área de licitações e ajudar na produção de documentos referentes à contratação do serviço de digitalização dos assentamentos funcionais do INSS.

Além da experiência local, o trabalho está sendo reforçado com a colaboração do diretor de Importações e Comércio Exterior da Universidade de Brasília (UnB), Vítor Malheiros Guimarães Cotia, que está na Ufal para fazer esse treinamento. “Além disso, Vitor já vai ajudar em duas importações que já estamos fazendo, relacionadas a pesquisa médica no Hospital Universitário (HU)”, informa Edson.

Durante as reuniões de trabalho, além da equipe da Proginst, também participaram dois servidores do Hospital Universitário: Anderson Dantas, gerente administrativo, e Rodolfo Ferreira, chefe da Divisão Administrativa Financeira (DAF). “Estamos acompanhando tudo com muito cuidado para executar uma compra rápida e eficiente, dentro das regras de Licitações e Contratos no setor público”, finaliza José Edson.