Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Ufal abre prazo para cadastramento socioeconômico até dia 3

17 de fevereiro de 2023

Já está aberto, e segue até o próximo dia 3 de março, o prazo para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizem o cadastramento socioeconômico do semestre letivo 2022.2. A Pró-reitoria Estudantil (Proest) disponibilizou o edital e demais formulários no link.
Com o cadastro, os estudantes podem solicitar todos os demais auxílios disponibilizados pela Proest, como os financeiros (Bolsa Pró-Graduando, Auxílio Creche, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia); a gratuidade no Restaurante Universitário (RU); concorrer a vagas na Residência Universitária Alagoana (RUA); e até solicitar a emissão de declaração de prioridade para bolsas que considerem o critério socioeconômico.
Para se inscrever, é preciso acessar o endereço eletrônico e responder ao Questionário Socioeconômico, anexando o arquivo PDF com toda a documentação. Durante a análise da documentação, a Proest realiza uma avaliação socioeconômica do candidato, com o objetivo de produzir o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) de cada estudante, que servirá como critério de prioridade para o atendimento nos programas de Assistência Estudantil.
Serão considerados, entre os indicadores para a avaliação de perfis e níveis de avaliação socioeconômica: a renda per capita familiar; a procedência escolar; composição familiar; identidade de gênero e orientação sexual; contexto sociofamiliar de violência, rompimento e/ou fragilização de vínculos; condições de trabalho do grupo familiar e do próprio estudante; situação de moradia do estudante ou da família; impacto de doenças graves na organização familiar; condição de gestante; participação em programas de transferência de renda governamentais; situação de estudante ou membro da família com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento; condição étnico-racial (preto, pardo, indígena, quilombola) e de refugiado, ou egresso do sistema prisional; condições de mobilidade e/ou situações agravantes de transporte e deslocamento.
O resultado do cadastramento será publicado pela Proest em data a definir após os recursos. O estudante deferido terá Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) válido por 24 meses, a contar da data de publicação do resultado final.
A Proest e os núcleos de Assistência Estudantil (NAEs) realizaram no último semestre uma live para apresentação do edital e tira dúvidas, para conferir, clique aqui. Veja mais no perfil da Proest no Instagram.