Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Thais Canuto cobra maior valorização para servidores da saúde

22 de março de 2021

Em meio a uma pandemia sem fim, Thais Canuto pede gratificação às equipes de Saúde da Família

Por Assessoria

Crédito: Pedro Quirino

Os profissionais da saúde estão em colapso! É o que revela uma pesquisa inédita da Fundação Oswaldo Cruz realizada com quinze mil cento e trinta e dois trabalhadores da saúde de nível superior em 2.200 municípios brasileiros. Desde o início de março, a vereadora Thais Canuto (MDB) enviou indicação ao prefeito de Pilar, Renato Filho (PSC) e ao secretário municipal de Saúde, Pedro Moraes, para que ocorra o rateio dos recursos Programa Previne Brasil com os trabalhadores das equipes da Atenção Primária à Saúde.

De acordo com a Fiocruz 45,5% dos profissionais têm mais de um emprego e 43,2% sentem que falta proteção à própria saúde. Entre os que se sentem desprotegidos, quase 40% citam falta de estrutura, caos no atendimento ou uma gestão insensível aos trabalhadores.

 “Dentre as consequências da pandemia do Covid-19, estão a saúde física e psicológica dessas pessoas, que trabalham dia após dia para cuidar da nossa saúde arriscando a sua vida e a de seus familiares. Foi por isso, que desde o início de março estou cobrando as gratificações, mas o Executivo Municipal não nos dá um posicionamento”, explica Thais Canuto.

Os principais responsáveis por Pilar conseguir alcançar a meta do Governo Federal e consequentemente os recursos oriundos da portaria do Ministério da Saúde Nº 214, são as equipes de Saúde da Família. O Governo Federal começou a repassar para Pilar, em 4 de fevereiro o total de R$65.140,06, por meio do Programa Previne Brasil. O Valor total do incentivo financeiro para o 1º quadrimestre do ano de 2021 será de R$ 260.560,23.

Outros municípios brasileiros, a exemplo de Várzea Alegre, Ceará, e Doresópolis, em Minas Gerais, estão gratificando os servidores da Atenção Primária à Saúde por meio de recursos deste programa. “Não basta só dizer obrigada por vocês estarem fazendo o seu trabalho. Devemos ter sensibilidade, valorizar, incentivar, recompensar e dar uma resposta”, reforça Thais.