Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Terapias holísticas e produtos naturais são sucesso na primeira feira sustentável de Alagoas

16 de novembro de 2022

Evento que visava esclarecer e aproximar público do consumo orgânico e consciente ofertou a integração com o autocuidado e promoção da saúde

Com uma base voltada para a sustentabilidade e economia criativa, aconteceu a I Feira Orgânica e Sustentável e Holística de Alagoas (Fosho/AL) neste último final de semana, em parceria com o Sebrae Alagoas. Entre as atrações da feira, estiveram palestras, oficinas, música e vendas de produtos veganos e orgânicos. O evento ainda contou com a promoção e disseminação de terapias holísticas, que estavam sendo ofertadas com preços especiais.

A prática de cuidado com o meio ambiente foi um dos assuntos abordados em várias palestras gratuitas durante os três dias de evento. Além disso, oficinas de biodança, introdução à aromaterapia, medicina alternativa e práticas de yoga completaram a programação.

Um dos principais pontos ressaltados pelos participantes foi o intercâmbio cultural e gastronômico, com comidas veganas e vegetarianas, junto com a troca de experiências entre expositores e consumidores sobre produtos e serviços.

O consumo sustentável também foi pauta dentro da feira, que incentivava a compra consciente e a economia circular. Além dos óleos essenciais, cada vez mais difundidos na sociedade, os extratos medicinais fizeram sucesso entre o público, que participou de forma ativa durante os três dias. Os preços foram o que mais chamaram a atenção de quem prestigiou o evento, que contou com atendimentos e oferta de serviços a partir de R$10,00.

De acordo com a organizadora do evento, Alinne Menezes, a ideia da feira era aproximar as pessoas desse universo, promovendo uma conscientização ambiental e o conhecimento de novas práticas. “As terapias integrativas, por lei, teriam que estar disponíveis pelo SUS, mas isso não foi implantado. De repente, a feira foi um despertar de consciência para que as pessoas lutem por isso”, destaca.

Priorizando uma mão de obra feminina e LGBTQIA+ pelas pautas sociais, o conceito de sustentabilidade também atingiu os bastidores do evento, que teve em sua decoração, materiais biodegradáveis e reaproveitáveis. Os fornecedores, em sua totalidade, foram todos de Maceió, o que contribuiu com a economia local e a redução de emissão de poluentes em relação ao transporte. Artistas locais e produtores de orgânicos também ganharam espaço na feira através de parcerias com os organizadores.

Além disso, os banners usados durante o evento serão incluídos em uma ideia de reciclagem desse material. “Isso envolveria um projeto de economia solidária, que poderia contar com a parceria de órgãos públicos e privados, gerando uma nova atividade e contribuindo para uma destinação sustentável”, salienta Alinne.

Idealizado pela Ekonativa Beleza e Saúde Integrais, a feira evidenciou os serviços e produtos que fomentam a busca pela saúde e o bem-estar. E com isso, despertar uma visão holística sobre o indivíduo e o planeta, educando para escolhas conscientes e sustentáveis.

“A proposta de consumo de produtos de origem natural promove essa politização, essa consciência ambiental do consumo consciente. É fomentar o empreendedorismo local de marcas, mesmo que pequenas, que tenham essa preocupação com o meio ambiente, com ingredientes naturais e biodegradáveis”, finalizou a organizadora.