Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Studygram: Conheça esse modelo de perfil das redes sociais e como ele pode contribuir com os estudos

28 de dezembro de 2022

A estudante Bibiana Onuki criou a página @medicinahiperativa em 2019, no Instagram, para se preparar para o vestibular

por Carol Amorim – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Entre dancinhas e outros conteúdos encontrados nas redes sociais, os perfis voltados aos estudos também estão presentes. Denominados de studygrams, termo derivado das palavras “study” (estudo, em inglês) e “gram” (de Instagram), esses perfis compartilham experiências de estudos e disponibilizam diversas dicas, entre elas, de produtividade. E para criar um perfil como esse, basta o estudante se dispor a compartilhar as suas experiências com os seus seguidores.

A acadêmica de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) e dona da página no Instagram @medicinahiperativa Bibiana Onuki conta que é uma studygram desde 2019, período em que se preparava para prestar o vestibular para o curso de Medicina. Além de compartilhar sobre a rotina como vestibulanda, Bibiana, que já é advogada, conta que ter se preparado mais uma vez para o vestibular lhe motivou ainda mais a criar o perfil.

“Eu vi a oportunidade de começar um perfil no instagram justamente quando escolhi prestar novamente um vestibular e enfrentar uma vida acadêmica. Achei que seria uma boa ideia compartilhar o dia a dia de alguém que já tem uma graduação anterior e que é mais velha”, conta Bibiana.

Além de compartilhar conhecimentos, a universitária diz que o perfil lhe rendeu bons frutos, a exemplo da criação de networking e de se informar sobre outros produtos voltados ao acadêmicos de Medicina.

“Hoje compartilho o dia a dia dos acadêmicos de Medicina, então meu conteúdo é diário, voltado principalmente para stories. As postagens do feed eu reservo para algum conteúdo referente à faculdade ou divulgações das pesquisas e atividades. Também acompanho diversos studygrams, alguns inclusive da Unit, como a @maydicina e @acciomed, além dos criadores de conteúdo de outros estados, o que me proporciona alguns amigos virtuais”, assinala.

Devido a experiência adquirida com o perfil, a estudante acredita que um studygram pode ser criado por qualquer perfil de estudante, já que a internet disponibiliza diversos nichos e nichos que consomem esse tipo de conteúdo, no formato de blog.

A seguir, conheça algumas dicas sobre o que postar em um perfil studygram:

  • Cronograma e rotina de estudos;

  • Mapas mentais;

  • Infográficos;

  • Resumos;

  • Ideias de organização;

  • Sugestões de livros, séries, filmes e outros conteúdos;

  • Mensagens motivacionais.