Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Startup de compra e venda de carros seminovos chega a Belo Horizonte

07 de junho de 2022

Para o lançamento na capital mineira, Kavak conta com preços atrativos e veículos abaixo da tabela Fipe

Showroom Kavak — Foto: Divulgação

Belo Horizonte, 3 de junho de 2022 — A Kavak, startup mais valiosa da América Latina e empresa pioneira na compra e venda de seminovos e usados pela Internet, acende os motores em Belo Horizonte, após a sua estreia em São Paulo, em julho de 2021, e Rio de Janeiro. À capital mineira, a Kavak traz o modelo físico-digital que vem transformando o setor automotivo e abre o maior showroom de carros da cidade.

Localizado no ViaShopping Barreiro, o showroom físico da Kavak serve de apoio à experiência digital que a startup apresenta ao público mineiro e que pretende ser acessível a boa parte da região metropolitana de Belo Horizonte, onde está registrada a terceira maior frota de veículos do País. A chegada a Belo Horizonte faz parte do investimento inicial de R$2.5 bilhões anunciado em 2021 para a operação da empresa no Brasil; atualmente a Kavak possui um valuation de US$ 8,7 bilhões, o que a torna a mais valiosa startup da América Latina.

Para o lançamento em Belo Horizonte, a Kavak conta com um inventário de 500 veículos — cerca de 45% deles a preços abaixo da tabela Fipe -, oferecendo carros certificados e garantia de dois anos aos clientes. A Kavak oferece aos consumidores da região um catálogo virtual de veículos estendido, com mais de 5.000 seminovos recondicionados e aptos para a venda, atualmente à disposição em showrooms da grande São Paulo e que podem atender à demanda de Belo Horizonte, se o consumidor tiver interesse.

O espaço da Kavak na cidade é um dos maiores em número de automóveis. A Kavak tem como proposta revolucionar a forma como o brasileiro compra e vende carros seminovos, com foco em se aproximar dos clientes das regiões onde opera pensando no longo prazo, para que eles possam contar com a empresa para qualquer demanda que envolva o seu automóvel. A chegada da startup a Belo Horizonte coincide com o último levantamento da IPCA, que registrou queda nos valores dos seminovos de 0,47% em abril, após 21 meses de trajetória ascendente.

No recém-lançado showroom da Kavak, é possível conhecer a Jornada do Cliente Kavak — da escolha do carro no site ou no aplicativo à entrega do veículo (no caso de quem compra) e da inspeção, reprocessamento e publicação no catálogo virtual (para quem vende). Além da área de atendimento ao público aos clientes que optam por uma jornada híbrida de compra ou venda, o espaço no ViaShopping Barreiro foi desenhado para conter um ambiente dedicado ao reprocessamento e reparos dos veículos comprados pela Kavak, que posteriormente serão disponibilizados no catálogo virtual da empresa para outros clientes.

Terceiro maior mercado de veículos

De acordo com a Fenauto, entre as capitais brasileiras, a cidade de Belo Horizonte ocupa o terceiro lugar no volume de automóveis, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, primeira e segunda colocada, respectivamente. Historicamente, a cidade mineira possui uma das maiores médias de veículos por habitante no Brasil (um veículo para cada dois habitantes). E este foi um dos motivos que fez com que Minas Gerais se tornasse um estado chave para a consolidação da Kavak no Brasil.

Para Roger Laughlin, cofundador e CEO da Kavak no Brasil, a chegada da Kavak na RMBH representa um passo importante na estratégia da empresa de se aproximar ainda mais do consumidor brasileiro: “O negócio da Kavak é 30% compra e venda de carros e 70% soluções que são pensadas para apoiar nossos clientes, e a nossa missão é que todos se sintam seguros em realizar a compra ou venda de um carro usado pela Internet”. O executivo completa: “A proposta de valor da Kavak existe para sanar uma dor antiga de quem está buscando por um automóvel, e que conversa muito bem com as necessidades do público mineiro. Além de comprar e recondicionar os veículos, oferecendo serviços de revisão e garantia de dois anos, apoiamos o cliente em toda a parte burocrática, avaliando o histórico documental do veículo e disponibilizando o serviço notarial com representantes de cartório parceiros no dia da retirada do carro”.

Como funciona a Kavak

Fundada em 2016 no México, a Kavak foi o primeiro unicórnio no país. Criada por Roger Laughlin, Carlos e Loreanne Garcia Ottati, o modelo de negócio surgiu após os três sócios compartilharem suas experiências ruins ao tentarem comprar um carro usado. Além do México, a Kavak tem operações na Argentina e no Brasil, onde chegou em julho de 2021.

Sem burocracias e oferecendo uma transação fácil, segura e rápida, o modelo de negócio da Kavak é inovador porque possibilita uma experiência híbrida de compra e venda de carros, atendendo a todos os perfis de clientes, com revisões e garantias que não existiam no setor até então. Na Kavak, o consumidor que deseja comprar um automóvel acessa as plataformas digitais da startup e navega pelas opções de carros disponíveis no catálogo online da Kavak, fechando o negócio sem sair de casa. Se tiver interesse, o cliente pode ainda visitar os carros em um dos showrooms da empresa.

A Kavak ainda disponibiliza garantia de dois anos para o cliente, algo inédito neste mercado antes da chegada da empresa, revisões e a devolução em até 7 dias do veículo ou 300km, caso o automóvel não corresponda às expectativas do cliente.

A documentação é outro ponto importante para o público mineiro. Na hora que o cliente fecha o negócio, a Kavak faz a ponte com instituições bancárias para financiamentos, avaliando a documentação do veículo e disponibilizando o serviço notarial com um representante de cartório parceiro para a assinatura do documento no dia da retirada do veículo. Se o cliente preferir, a Kavak também pode entregar o veículo adquirido em sua residência.

Já o proprietário de um veículo com até 10 anos de fabricação pode vendê-lo para a startup e, em questão de minutos, fazer um orçamento online, e agendar a inspeção do veículo em um dos showrooms da Kavak ou em seu domicílio, com o objetivo de confirmar a proposta feita anteriormente. O cliente que deseja vender um automóvel para a Kavak, recebe o pagamento no mesmo dia.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Kavak conta com unidades fisicas nas cidades paulistas Campinas e Sorocaba, totalizando 25 lojas.

Sobre a Kavak

A Kavak iniciou a revolução no mercado automotivo em 2016, ao criar uma plataforma baseada no uso de dados e tecnologia que permite comprar, recondicionar e vender carros usados pela internet ou nas instalações da empresa (hubs), com todas as garantias de segurança e confiança. Com cinco anos de operação, a Kavak é a primeira empresa unicórnio da história do México e, atualmente, é a startup mais valiosa da América Latina.