Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

SP recebe 5ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros

15 de setembro de 2015

conseguroDurante os dias 16 e 17 de setembro acontecerá, em São Paulo, a 5ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros. Dois painéis dedicados a temas voltados para as relações de consumo com a sociedade reunirão autoridades, dirigentes do setor, especialistas nacionais e internacionais. A programação faz parte de um dos eventos de maior vulto do mercado segurador, a 7ª Conferência Brasileira de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Conseguro). A edição deste ano, que ocorrerá de 15 a 17/9 no complexo World Trade Center, tem o objetivo de ampliar ainda mais os debates sobre a indústria do seguro, e por esta razão, traz um formato modificado. Pela primeira vez, incorpora outros tradicionais eventos do mercado.

O primeiro painel da 5ª Conferência, com início pela manhã, receberá Suncica Vujic, professora da Universidade da Antuérpia, na Bélgica, e pesquisadora sobre economias de mercados emergentes. O objeto de discussão será em torno de seu estudo que verifica qual a correlação entre educação, violência e aversão a risco. Suncica observou que, com a alteração da idade mínima para a escolaridade obrigatória na Inglaterra e País de Gales, houve uma diminuição significativa nos crimes contra a propriedade por pessoas sem qualificações educacionais. Participarão deste painel, o economista Sérgio Bessermann, o especialista em Direito do Consumidor e diretor do IDP, Ricardo Morishita, o deputado federal, Lucas Vergílio (SD-GO) e o presidente da FenSeg, Paulo Marraccini, como moderador. Outros dois temas também serão apresentados: “Judicialização da Saúde” e “A rede varejista como representante de seguros”.

No dia 17/9, a programação terá início no período da tarde com o painel “Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros” seguido da Cerimônia de Adesão a Carta de Compromisso dos Ouvidores de Seguros Gerais, Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização aos Consumidores Brasileiros. O dia se encerra com o painel “A Ética nas Relações de Consumo”, que conta com participações como a da presidente do PROCON-RJ, Solange Amaral e a do presidente da Comissão de Ética da CNseg, Carlos Guerra.

Para a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, além da ampliação dos debates sobre a indústria do seguro, o setor tem assumido o compromisso constante de inovação. “O ano é desafiador, e é preciso estar atento para as mudanças de comportamento da sociedade”. Solange Beatriz acredita que é fundamental envolver a sociedade em geral e promover ferramentas de inclusão social que incentivem tomadas de decisão conscientes por parte dos consumidores. “As relações de transparência com a sociedade, assim como a educação financeira são indispensáveis à efetiva proteção do consumidor de seguros”, complementa a diretora executiva.

Fonte: CNSeg